Rota das Colheitas marca animação em Vila Verde

Rota das Colheitas marca animação em Vila Verde

Pub

 

 

Abriu a Rota das Colheitas, esta sexta-feira, em Vila Verde. Na noite de ontem, 12 de agosto, teve início um fim-de-semana cheio de animação e intensa atividade cuja panóplia de eventos se estende de Soutelo a Aboim da Nóbrega e Gondomar, Loureira e à vila de Pico de Regados.

O melão ‘casca de carvalho’ é o centro das atenções no arraial de Soutelo que se estende ao longo dos próximos dias, com a gastronomia e a animação musical a reforçarem o convite para um convívio que atrai milhares de pessoas.

Depois de, na vila do Pico de Regalados, as Noites Temáticas terem arrancado com uma demonstração artística e cultural de aspetos da vida e dos costumes das lavradeiras e lavradores da terra e uma caminhada noturnapelos caminhos das “Terras de D. João de Aboim”, uma malhada de feijão é a proposta para a tarde de domingo na Loureira. A recriação da tradição agrícola, agendada para as 18h00, na zona fluvial da ponte Nova, na margem do rio Homem, é uma oportunidade para participar no Arraial do Emigrante, uma festa da freguesia que se estende ao longo destes quatro dias de um fim-de-semana prolongado.

No melhor das nossas terras

Para a grande animação que percorre as freguesias e todo o concelho de Vila Verde no âmbito da Rota das Colheitas, o vice-presidente do Município, Manuel Lopes, enalteceu “a mobilização das instituições e das comunidades locais”, o que tem sido determinante  para a concretização de eventos que atraem visitantes de dentro e fora do concelho, com um carinho especial pelos emigrantes que estão de regresso à terra natal.

Juntamente com o vereador Patrício Araújo, Manuel Lopes assinalou ontem à noite o arranque da programação deste fim-de-semana, no arraial de Soutelo e nas noites temáticas do Pico de Regalados.

O autarca salientou a importância de “dar palco e espaço aos saberes das nossas gentes, para mostrar o melhor das nossas terras e a mais valia que representa para o futuro de todos o legado que mar a identidade única deste território”.

No palco das Noite Temáticas juntaram-se tocadores e cantadeiras das freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, num grupo improvisado que interpretou músicas da tradição popular associadas às atividades agrícolas e à vida no mundo rural. Foi também essa a inspiração das representações teatrais que passaram pelo palco, onde esta noite há ainda muito folclore.

Manuel Lopes e Patrício Araújo estiveram também em Soutelo, onde o presidente da Junta de Freguesia, João Manuel Silva, comprovou os atributos de exímio apreciador do melão casca de carvalho.

Num arraial onde não faltam sardinhas e carne na brasa acompanhadas pelo arroz fresco de tomate e feijão, o melão é a grande atração. João Melão Silva garante a excelência da qualidade do ‘casca de carvalho’ de Soutelo, mostrando-se ainda convicto que as condições climatéricas vão manter no topo as melhores características desta iguaria ao longo das próximas semanas.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Cibercrime, a maior preocupação das empresas em 2022

5 estratégias para melhorar a imagem da sua empresa

Top 6 locais para visitar em Portugal nestas férias de verão

Portugueses gastam mais 15% nestas férias de verão

Descobrir cidades da Europa completamente cheias de turistas

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.