Fassbinder inaugura ciclos de cinema de 2024 do Lucky Star em Braga

Fassbinder inaugura ciclos de cinema de 2024 do Lucky Star em Braga

Pub

 

 

 

Rainer Werner Fassbinder, um dos grandes mestres da cinematografia alemã, é a palavra-chave da inauguração dos ciclos de cinema organizados pelo Lucky Star – Cineclube de Braga, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Neste Janeiro, com o reinício das suas actividades, em parceria com o Goethe-Institut, a associação cineclubística bracarense vai exibir quatro filmes do cineasta que encerrou a carreira com o mítico filme “Querelle”.

9/1 – Ciclo Poder e Opressão – As Mulheres de Fassbinder abre com Martha

O novo ciclo, intitulado “Poder e opressão – As Mulheres de Fassbinder”, inicia-se a 9 de Janeiro com a exibição de “Martha”, filme realizado pelo cineasta e encenador alemão para a televisão e protagonizado por Margit Carstensen e Karlheinz Böhm.

Baseado num conto de Cornell Woolrich, o filme centra-se na personagem-título, Martha, uma jovem com pouco mais de trinta anos que está de férias em Roma com o pai, quando este morre na sequência de um ataque cardíaco nas escadarias da Praça de Espanha. Roubada durante a confusão, a jovem regressa a casa para junto da mãe, uma alcoólica que a culpa pelo incidente.

16/1 – Clássico Lili Marleen, com Hanna Schygulla no principal papel recupera história de amor em tempos de guerra

“Lili Marleen”, com Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini e Mel Ferrer nos principais papéis, é a aposta de dia 16 de Janeiro, uma história de amor em tempos de guerra entre uma cantora alemã, Willie, que se torna um símbolo nacional durante o Terceiro Reich, e Robert, um aprendiz de maestro judeu que quer fazer tudo para salvar o seu povo dos nazis.

23/1 – Lola encerra o Milagre Económico Alemão

“Lola” é exibido dia 23. Ambientado dez anos depois do fim da Segunda Guerra, na Alemanha, o filme centra-se em Lola, uma loira sedutora e ambiciosa que trabalha como cantora num bordel onde se encontram banqueiros, jornalistas, polícias e presidentes da câmara corruptos enriquecidos com a reconstrução e o crescimento recente do país. O filme integra a trilogia da Sétima Arte denominada “Milagre Económico Alemão”, juntamente com O casamento de Maria Braun e A saudade de Veronika Voss.

30/1 – A Saudade de Veronika Voss fecha Ciclo Poder e Opressão – As Mulheres de Fassbinder

No dia 30 de Janeiro, exibe-se “A Saudade de Veronika Voss”, sobre uma actriz que tem dificuldade em conseguir papéis durante o pós-guerra. Outrora estrela da UFA, diz-se ter dormido com Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Terceiro Reich. Um dia, enquanto anda no metro de Munique, conhece Robert Krohn, um jornalista desportivo com quem começa um relacionamento e que se interessa no seu caso.

Biografia breve de Rainer Werner Fassbinder

Fassbinder nasceu em Bad Wörishofen, na Baviera, a 31 de Maio de 1945. Faleceu em 1982, em Munique, aos 37 anos. Durante a sua breve carreira no cinema, escreveu vinte e quatro peças, realizou mais de quarenta filmes, entrando como actor noutros tantos, e fez duas séries para a televisão.

“A solidão, o medo, o desespero, uma angústia, uma busca pela própria identidade e o amor não correspondido são assuntos recorrentes em seus filmes. As paixões íntimas como forma de retratar uma época – conseqüências da Alemanha dos anos setenta que ainda carregava marcas do pós-guerra, da democracia recebida como compensação – e dar o testemunho de suas dificuldades econômicas, políticas, morais e sexuais são os grandes temas do cinema de Fassbinder. Nele sempre haverá um lugar essencial para uma mulher, figura que servirá para propagar diversas fórmulas de emancipação feminina e para representar a nação alemã”, reza a Wikipedia, sobre a sua obra.

Bilheteira do Lucky Star – Cineclube de Braga

As sessões do Cineclube de Braga ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h30. A entrada para acesso às suas sessões de cinema têm o custo de um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star têm entrada livre.

cinema - cultura - braga - biblioteca lúcio craveiro da silva -lucky star - cineclube de braga - rainer werner fassbinder - janeiro 2024 - ciclo de cinema - ciclo fassbinder - alemanha - cinema alemão - cinematografia alemã - ciclo poder e opressão - as mulheres de fassbinder - ciclo de cinema


Imagem: LS-CdB


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional – minho - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - trofa - vila do conde - póvoa de varzim - viana do castelo - caminha - esposende - ponte de lima - maia - matosinhos - portugal - palavra do ano - porto editora - professor - médico - inteligência artificial

Pub

Professor: a palavra do ano 2023 em Portugal

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional – minho - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - trofa - vila do conde - póvoa de varzim - viana do castelo - caminha - esposende - ponte de lima - maia - matosinhos - portugal - palavra do ano - porto editora - professor - médico - inteligência artificial

Pub

Acredita em milagres!?… A propósito de ‘Le Havre’, de Aki Kaurismaki

Um retrato de segredos de família em ‘A Metamorfose dos Pássaros’

‘Vencidos pela Lei’, de Jim Jarmusch, de terra da imaginação a clássico do cinema

‘Pedro Costa: Companhia’ mostra universo inspirador do cineasta

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Cinema, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.