Destinos históricos, montanhas e praias de eleição esperam por si em Portugal

Top 6 locais para visitar em Portugal nestas férias de verão

Top 6 locais para visitar em Portugal nestas férias de verão

Pub

 

 

Muitos portugueses estão para começar as suas férias em breve, pelo que nada melhor do que consultar uma lista breve e simples com alguns os melhores locais para visitar em Portugal, em especial por aqueles que ainda estão com dúvidas em relação ao seu destino de eleição. Por outo lado, para quem não tem férias no verão, porque não aproveitar os fins-de-semana ou dias livres com uma escapadinha?

Se visitar os locais mencionados, não se esqueça de confirmar se existem eventos a decorrer no dia da visita. Pode pesquisar por eventos nas várias regiões de Portugal no Facebook, no Viral Agenda ou no Visit Portugal, entre outros.

Sem mais demoras, seguem-se, então, 6 dos melhores locais para visitar neste verão em Portugal.

6 dos melhores locais para visitar neste verão em Portugal

1. Castelo de Guimarães

O castelo de Guimarães surgiu a partir de uma fortaleza que tinha como objetivo proteger os monges e a comunidade cristã. Próximo ao castelo, encontra-se a Capela de São Miguel do Castelo onde, segundo a lenda, terá sido batizado Dom Afonso Henriques.

Outros locais que pode aproveitar para visitar em Guimarães são o Museu de Alberto Sampaio, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.

2. Igreja de Santiago de Antas, Vila Nova de Famalicão

Esta igreja tem uma nave com elementos que remetem à arquitetura românica e gótica, azulejos de tapete e os capitéis que sustentam os arcos são incríveis. Já por fora, a igreja é um pouco sombria.

Uma curiosidade: esta igreja já fez parte de um mosteiro para os Cavaleiros Templários.

igreja paroquial românica de santiago de antas, vila nova de famalicão

Mesmo ao lado, situa-se a nova Igreja Matriz (Complexo Arquitectónico de Antas: 1ª parte e 2ª parte) da localidade que vale a pena também conhecer também em pormenor dada a excelência da sua arquitectura contemporânea.

Já que falamos em igrejas, acreditamos que todos devem visitar a Igreja de Santa Engrácia, no Campo de Santa Clara, e a Igreja e Convento da Madre de Deus, na Rua Madre de Deus, mas estas estão localizadas na região de Lisboa.

Se decidir visitar estes locais e quiser comprar produtos religiosos, hoje em dia é muito fácil optar por uma loja de artigos religiosos em Lisboa ou encomendar online e recebê-los no conforto da sua habitação. Não referimos lojas de artigos religiosos em Vila Nova de Famalicão, pois a última acabou por encerrar durante a pandemia; atualmente as mais próximas situam-se em Braga. As lojas online, como a Holyart, no entanto, costumam dispor de uma grande variedade de artigos religiosos, produtos de mosteiro e objetos litúrgicos, entre outros. E, o melhor, a preços mais baixos do que em lojas físicas.

3. Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga

Na região Minho, não pode ainda perder uma deslocação a Braga para uma visita com entrada gratuita. Neste local pode apreciar não só o Santuário do Bom Jesus do Monte, mas também as famosas escadarias de 573 degraus, o belo parque envolvente e a fantástica vista sobranceira à cidade.

bom jesus do monte , braga, locais a visitar, turismo, férias

4. Piódão

Esta aldeia histórica não tem um monumento em específico que deve visitar, mas merece estar nesta lista devido à sua construção quase total em xisto. Piódão é considerado Património Mundial da UNESCO.

Durante a noite, devido à fraca iluminação, esta aldeia parece um autêntico presépio de Natal. Já durante o dia, devido à construção em xisto, Piódão oferece um cenário incrível que ficará bem em qualquer foto.

5. Serra da Estrela

Com neve ou sem neve, a Serra da Estrela é o local ideal para entrar em contacto com a natureza e tirar uns dias longe da agitação da rotina.

Este destino é ideal para quem gosta de umas boas caminhadas no meio da natureza, pois existem muitos trilhos, e para quem gosta de paisagens naturais e de tirar boas fotos. O que não falta são sítios para boas fotos na Serra da Estrela e arredores.

6. Praias da Serra da Arrábida

Por último, durante o verão, as praias da Serra da Arrábida encontram-se entre os melhores destinos para quem gosta de passar uns dias na praia. Mesmo com mais pessoas, conseguirá encontrar um espaço para aproveitar a fabulosa água transparente, calma e em tons azulados.

Mas não são apenas as águas que são incríveis, todo o cenário da Serra da Arrábida é maravilhoso, pois neste local cruza-se a serra e o mar.

praia do portinho , serra da arrábida , distrito de setúbal

Outras alternativas

Caso queira mais alguns locais para adicionar ao seu roteiro de férias, recomendamos ainda um conteúdo da Sapo com uma coleção muito completa de locais a (re)visitar. E, claro, se tiver outras sugestões, não deixe de as partilhar.

Imagens: 0) Svetlanatravel / Pixabay 1) Frescobol Pt 2) António Amen / Wikimedia 2)

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

4 praias Bandeira Azul nesta época balnear em Esposende

Praias de Vila do Conde renovam 6 bandeiras azuis

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Publicidade (promoções temporárias e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Contacte-nos para situações especiais.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Descentrar dá a conhecer património do Sameiro em Braga

8 cidades a norte do Tejo acolhem polifonia portuguesa

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Economia, Turismo

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.