Quer ser o único nas suas fotografias de férias? Não vá por aqui…

Descobrir cidades da Europa completamente cheias de turistas

Descobrir cidades da Europa completamente cheias de turistas

Pub

 

 

As velhas cidades da Europa costumam encontrar-se entre os destinos preferidos de muitos turistas. Será o seu caso passar o tempo a sonhar com a visita a uma delas nesta época de verão? Talvez seja melhor, então, pensar duas vezes antes de se decidir a fazer as malas e abalar de férias para destinos muito procurados. Se é verdade que essas cidades podem proporcionar experiências incríveis a quem viaja pelo Velho Continente, e por vezes com a vantagem suplementar de se encontrarem em lugares próximos uns dos outros e com facilidade de deslocação entre destinos, por outro esses destinos podem também ser fator de stress para determinado tipo de viajantes.

Cidades da Europa entre as mais belas do mundo

Seja como for, embora a Europa não seja o berço da civilização é rica em cidades milenares com história e património preservados e algumas dentre elas situam-se entre as mais belas do mundo, conseguindo misturar de forma sábia modernidade e tradição com segurança e tranquilidade.

Para o ajudar a responder a essa e outras questões, a Holidu, um portal de reservas para casas de férias, decidiu descobrir as cidades da Europa com o maior número de turistas por habitante. Apesar de os dados estatísticos que serviram de base a este estudo se referirem a 2019, eles não deixam de revelar os destinos preferidos em geral, porquanto nos 2 anos anteriores as viagens foram muito restritas devido à pandemia. Assim, ainda que os dados possam não se revelar completamente exatos, as cidades da Europa apresentadas não deixarão de se encontrar entre as mais sobrelotadas da Europa e poderá querer evitá-las durante este final de verão.

turismo - cidades - europa - dubrovnik - croácia

Dubrovnik, Croatia – Hans Jurgen Weinhardt / Unsplash

  • Dubrovnik, Croácia – 36 turistas por habitante

Dubrovnik é tão só a cidade mais sobrelotada da Europa! Conhecida pelos seus espantosos telhados cor de laranja e pelos mitos e fantasias de Game of Thrones, Dubrovnik tem um espantoso número de 36 turistas para cada um dos seus habitantes. Tendo uma população relativamente pequena, Dubrovnik vê um enorme fluxo de turistas durante os meses de verão, especialmente em julho e agosto. É, por isso, uma das cidades da Europa ideal para visitar no início de maio e meados de setembro ou de outubro, para evitar as multidões. Embora ainda haja alguns eventos em setembro que atraem visitantes internacionais no final do verão, tais como o Festival Internacional de Música, a maioria dos visitantes já não estarão presentes.

turismo - cidades - europa - veneza

Veneza, Itália – Levi Van Leeuwen / Unsplash

  • Veneza, Itália – 21 turistas por habitante

Veneza, com as suas pequenas ruas e pontes estreitas, é também uma das cidades da Europa mais sobrepovoadas, pelo mistério que respira. Veneza tem uma história complicada com o excesso de turismo, uma vez que do elevado afluxo anual de turistas advém uma enorme pressão sobre as infraestruturas da cidade. Um dos principais problemas são os turistas diurnos, turistas que normalmente se deslocam em navios de cruzeiro que param apenas durante algumas horas e não oferecem verdadeiros benefícios económicos para a cidade. O município veneziano proibiu mesmo os navios de navegar através do centro da cidade em agosto de 2021 e, a partir de 16 de janeiro de 2023, Veneza exigirá aos turistas de dia que façam reservas e paguem uma taxa para entrar na cidade. Um período mais tranquilo para visitar esta que é uma das mais belas cidades europeias ocorre de setembro a novembro, sendo de considerar a estadia mínima de 2 a 3 noites.

turismo - cidades - europa - bruges - bélgica

Bruges, Bélgica – den-harrson / Unsplash

  • Bruges, Bélgica – 21 turistas por habitante

Em terceiro lugar entre as cidades mais visitadas da Europa encontra-se a maravilha arquitetónica medieval de Bruges, na Bélgica. Bruges é uma pequena cidade com uma grande reputação, e que, por isso, conta com 21 turistas por habitante. Os turistas reúnem-se maioritariamente para apreciar a arquitetura deslumbrante e os canais pitorescos da cidade. Bruges possui também o estatuto de Património Mundial da UNESCO, pelo que é uma cidade de visita obrigatória. No entanto, com 21 turistas por habitante, recomendamos que vá no início de maio ou de setembro.

turismo - cidades - europa - rodes - grécia

Rhodes, Grécia – Benjamin Recinos / Unsplash

  • Rodes, Grécia – 21 turistas por habitante

Rodes, na Grécia, é a maior das ilhas do Dodecaneso, um conjunto de ilhas da extremidade leste do mar Egeu! Rodes é conhecida pelas suas antigas ruínas e estâncias balneares deslumbrantes e, por isso, é fácil de perceber porque é que tem 21 turistas por habitante. Com ruas e palácios medievais, aqui pode facilmente conjugar história e praias deslumbrantes, tudo no mesmo local. Recomendamos vivamente uma visita entre os meses de abril e maio, para evitar a época alta das férias, multidões e preços mais elevados.

turismo - cidades - europa - reiquejavique - reykjavik - islândia

Reykjavik, Islândia – Annie Spratt / Unsplash

  • Reykjavik, Islândia – 16 turistas por habitante

Com 16 turistas por habitante, Reykjavik, encontra-se em 5.º lugar entre as cidades da Europa mais procuradas como destino turístico. Conhecida pela sua natureza pitoresca e paisagens escarpadas, a Islândia ostenta lagoas azuis, glaciares extraordinários e vulcões ativos. Reykjavik é conhecida por acolher uma vida noturna animada e grandes festivais de música. A época alta da Islândia (surpresa, surpresa!) é durante os meses de verão, entre junho e agosto, quando o clima é mais ameno e há mais luz do dia. Maio e setembro são os meses ideais para quem procura umas férias mais calmas, uma vez que são conhecidos por terem menos público.

Quem completa a lista dos 10 destinos turísticos europeus mais superlotados?

  • Florença, Itália – 13 turistas por habitante
  • Heraklion, Grécia – 13 turistas por habitante
  • Amesterdão, Holanda – 12 turistas por habitante
  • Dublin, Irlanda – 11 turistas por habitante
  • Tallinn, Estónia – 10 turistas por habitante

Imagem em destaque: Mercado da Cidade Velha, Dubrovnik, Croácia – Jonathan Chng / Unsplash

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

5 dos melhores locais religiosos para visitar no Norte de Portugal

Top 6 locais para visitar em Portugal nestas férias de verão

Impérios, nações, religiões

Pub

Categorias: Economia, Lazer, Turismo

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.