Psicólogos promovem Locais de Trabalho Saudáveis

Psicólogos promovem Locais de Trabalho Saudáveis

Pub

 

 

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem abertas, desde esta segunda-feira, 17 de janeiro, e até 18 de fevereiro as inscrições para a 4ª edição do Prémio Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis. Este galardão, que resulta de uma parceria com a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) e com a EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho), pretende reconhecer e distinguir as organizações portuguesas com práticas de gestão promotoras da segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho.

Promover a produtividade com locais de trabalho saudáveis

Um pouco mais de metade dos dias de trabalho perdidos devem-se a stress laboral. Com esta iniciativa pretende contrariar este facto e ser um contributo para o incentivo e a divulgação das melhores orientações e práticas que se desenvolvem em Portugal no que diz respeito à segurança, à saúde e ao bem-estar ocupacional.

A expectativa é que os projetos apresentados e selecionados possam ser replicados ou sirvam de exemplo e incentivo para que se multipliquem as boas práticas por outras empresas e organizações.

Prémios pelas melhores práticas em 3 categorias de ‘healthy workplaces’:

  • Organizações até 49 trabalhadores (micro e pequenas empresas/organizações)
  • Organizações com 50 a 249 trabalhadores (médias empresas/organizações)
  • Organizações com mais de 250 trabalhadores (grandes empresas/organizações)

“As organizações podem assim demonstrar que também competem pelas melhores práticas de liderança e de gestão e como gerem estrategicamente a prevenção de riscos psicossociais e associam mais bem-estar a mais produtividade”, afirma Francisco Miranda Rodrigues, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, no arranque das inscrições.

Dar visibilidade às boas práticas empresariais e orgnizacionais

O reconhecimento da importância da promoção do bem-estar nas organizações, bem como da saúde mental nos locais de trabalho tem crescido significativamente e muitas organizações têm modificado as suas práticas de gestão para este efeito. Este é o momento que permite dar mais visibilidade a essas boas práticas.

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos, destaca que “as organizações que estão comprometidas com a conciliação da vida pessoal e o trabalho, bem como outros riscos psicossociais, não vão hesitar em candidatar-se. É prestigiante e não tem custos.”

No entanto, “mais do que se preocuparem e mostrarem boas intenções”, esta é também uma forma de divulgar e tornar mais claro para o público as ações concretas que estão a implementar nos healthy workplaces, acrescenta Francisco Miranda Rodrigues.

60$ de cumprimento dos requisitos dão direito ao Selo ‘Local de Trabalho Saudável’

“É importante salientar que estes selos reconhecem boas práticas e não apenas quem faça tudo bem. Todos cometemos erros. A questão está em se temos uma prática sistemática de avaliação do que fazemos e de melhoria contínua e em que ponto da situação estamos”, conclui o Bastonário.

Sendo certo que a atribuição dos prémios obedecem a um Regulamento, todos os candidatos que cumprirem 60% dos requisitos vai ser atribuído um Selo Local de Trabalho Saudável (há três níveis, consoante a pontuação). Os que tiverem as três pontuações mais elevadas, em cada categoria, recebem o Prémio Local de Trabalho Saudável (1º, 2º e 3º lugares).

O Seu é um Local de Trabalho Saudável?

Caso não pretenda concorrer, mas ainda assim sinta curiosidade por saber se a sua é uma empresa preocupada com a produtividade dos seus funcionários e tem em conta a qualidade do local de trabalho,  a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza uma checklist de boas Práticas no Local de Trabalho.

Constituição do Júri

O júri é presidido pelo psicólogo Carlos Fernandes da Silva, tem dois representantes dos órgãos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cristina Pereira e Gaspar Ferreira), dois especialistas (Tânia Gaspar e Samuel Antunes) e duas representantes da Autoridade para as Condições do Trabalho (Isabel Nunes e Emília Telo).

O Healthy Workplaces – Locais de Trabalho Saudáveis 2022 tem o Alto Patrocínio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - jornal diário digital generalista de âmbito regional

Crescimento do emprego na Região Norte assegurado por Conta Própria

Pobreza: a derrocada de alguns mitos

Imagens: OPP

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Um país por construir

Viagem de curta duração: o que não pode faltar na bagagem

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.