Conferência promovida pelo JN decorre no Porto a 12 de janeiro

Governança | Paulo Cunha debate ‘Os Caminhos da Descentralização’

Governança | Paulo Cunha debate ‘Os Caminhos da Descentralização’

Pub

 

 

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e uma das vozes publicamente mais críticas da atual Lei-quadro da Descentralização, é um dos autarcas convidados da conferênciaOs Caminhos da Descentralização”, promovida pelo Jornal de Notícias, que vai decorrer no domingo, dia 12 de janeiro, no grande auditório do Teatro Rivoli, no Porto.

Paulo Cunha, que é reconhecidamente um defensor da regionalização, irá debater o tema “A educação como piloto da descentralização?”, pelas 14h30, num painel moderado por Paula Ferreira, editora executiva adjunta do Jornal de Noticias.

Para além de Paulo Cunha, o debate irá contar também com as participações dos presidentes de Câmara do Porto, Rui Moreira; de Setúbal, Maria das Dores Meira; de Sintra, Basílio Horta; e de Évora, Carlos Pinto de Sá.

A Lei-quadro da Descentralização, publicada em 2018, provocou a reação negativa de muitos autarcas que dizem estar a confundir-se “tarefização” com descentralização. Alguns clamam também pela Regionalização.

É neste âmbito que o Jornal de Notícias convida os autarcas a debater publicamente os caminhos da descentralização em três painéis sobre os temas da Habitação, Saúde, Educação e Financiamento, liderados por autarcas com origens políticas distintas e que têm tomado publicamente posições sobre o tema.

A iniciativa inserida no ciclo de conferências do JN “Praça da Liberdade”, arranca pelas 10h00, com a sessão de abertura a cargo do diretor do Jornal de Notícias, Domingos de Andrade e do presidente da Câmara Municipal de Porto, Rui Moreira. Segue-se o primeiro painel com o tema “Que obrigações públicas na habitação?” na mesa presidida por Maria das Dores Meira, com moderação de Alexandra Figueira, Jornalista JN. O segundo painel é dedicado ao tema “Competências ou tarefas no sector da saúde?”, com mesa presidida por Basílio Horta, e moderação de Inês Schreck, Jornalista JN. Depois da pausa do almoço é a vez de Paulo Cunha debater “A educação como piloto da descentralização?”. Segue-se o painel “Como se financia a descentralização?”, com mesa presidida por Carlos Pinto de Sá e moderação de Rafael Barbosa, Chefe de Redação do JN. Por fim, Rui Moreira debate “Descentralizar para regionalizar?”.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 10 de janeiro, através do site em JN Conferências.

 

Fonte e Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.