Dicas fáceis para manter pés e unhas saudáveis

Dicas fáceis para manter pés e unhas saudáveis

Pub

 

 

Pés e unhas fortes e saudáveis são essenciais para o bem-estar e a saúde em geral. Para o conseguir, basta disponibilizar um pouco de tempo a si mesmo. Assim, em algumas etapas básicas e com simples cuidados que se podem fazer em casa com toda a facilidade, obterá resultados que deixariam qualquer podólogo orgulhoso, pois ao seguir meia dúzia de indicações essenciais os seus pés e respetivas unhas passarão a ter um aspeto atraente e luminoso.

A dieta influencia a qualidade das unhas

Pode parecer curioso e até mesmo engraçado pensar em praticar uma dieta específica para unhas saudáveis. No entanto, a verdade é que quer as unhas das mãos quer as unhas dos pés são constituída por uma proteína – a queratina. Assim sendo, com uma dieta variada e equilibrada, o seu corpo pode ser ajudado a produzir quantidades saudáveis dessa proteína indo buscar os nutrientes essenciais à sua produção, como o cálcio, o cobre, o ferro, o manganês e o zinco.

Escolha, por isso, uma dieta rica em vegetais, frutas, nozes e carne magra, alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Embora também possa usar suplementos vitamínicos ou biotina para melhorar o crescimento das unhas, para lás dos nutricionistas também a maioria dos podólogos estão de acordo em que uma dieta saudável é a melhor maneira de dar ao seu corpo o combustível que precisa.

Higiene cuidada previne bactérias e fungos 

Lavar os pés uma vez por dia, utilizando um sabonete suave, não só ajuda a prevenir fungos irritantes, mas também o mau cheiro. A água quente também pode ajudar a aumentar a circulação do sangue em seus pés e dedos.

A limpeza diária irá tornar as suas unhas mais saudáveis e fortes. Certifique-se de esfregar bem as unhas enquanto toma banho e secar cada pé completamente, em particular entre os dedos dos pés. Caso não faça uma boa secagem, ao calçar sapatos com os seus pés húmidos corre o grande risco de a humidade facilitar o desenvolvimento bactérias e fungos

Hidratação indispensável

Uma das formas mais fáceis de manter as suas unhas dos pés em ótimo estado é hidratá-las todos os dias. O uso regular de uma loção nos pés ajuda a manter a pele ao redor de cada unha macia e saudável. 

Além disso, o uso de óleos que contenham ingredientes de absorção rápida, como o óleo de jojoba, protege as unhas de ficarem secas, rachadas e quebradiças.

Tratamento dos pés e unhas

Pelo menos uma vez por mês, é indispensável inspecionar e cortar as unhas com uma tesoura própria para o efeito ou um corta-unhas de boa qualidade. É muito importante cortar corretamente as unhas dos pés, cortando-as retas, o que impede que cresçam para dentro e possam desenvolver infecções bacterianas ou fúngicas.

Além disso, nunca se deve cortar as unhas dos pés muito rentes à matriz. Se não tiver muita habilidade para o fazer é preferível recorrer aos serviços de uma pedicure. As melhores profissionais sabem como cortar as unhas, retirar cutículas em volta das mesmas e suavizar quaisquer pontas rígidas de unha, o que pode ajudar a evitar ferimentos desnecessários e indesejáveis. 

Calçado e peúgas adequados

Calçado, seja ele masculino ou feminino, e meias devidamente colocados e em bom estado ajudam muito nos cuidados com os seus pés. Tanto os sapatos quanto as meias podem afetar o seu modo de caminhar, portanto, tenha cuidado com o estado em que se encontram, pois se não estiverem em condições irão colocar pressão indevida sobre os tendões e as unhas dos seus pés. 

A título de exemplo, refira-se o uso de meias muito apertadas que podem limitar a circulação sanguínea em toda a região inferior do nosso corpo e dificultar o crescimento de unhas fortes. No que se refere ao calçado, sapatos exageradamente apertados podem também causar bolhas resultantes de queimaduras por fricção, calosidades e unhas encravadas ou pretas, entre outros problemas, ao colocarem pressão indevida sobre os pés e as unhas. Por outro lado, calçado velho e muito usado acaba por perder a forma e não sustentar adequadamente os seus pés, provocando lesões musculares, nomeadamente no tendão de Aquiles ou na fáscia plantar.

Massagem ocasional dos pés

A massagem ajuda também a manter a circulação sanguínea dos pés e respetivos dedos e unhas em níveis adequados, seja ela realizada por uma pedicure ou pelo próprio. 

Para lá do bem-estar e descontração que provoca e faz sentir, uma boa circulação garante às unhas um elevado aporte sanguíneo que ajuda a manter uma saudável cor rosa clara e um bonito brilho acetinado.

Cuide de si; o seu corpo agradece.

Consumidores dispostos a pagar mais por calçado mais sustentável

CeNTI envolvido em rede europeia de combate às doenças infeciosas

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - saúde -bem-estar - cuidado- beleza - massagem - tratamento

Imagem: iStock

Primeiro Dia da Camisola Poveira assinalado na Póvoa de Varzim

Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo inauguram ‘Fazeres de Amor’

 

Donativos

Pub

Categorias: Bem-estar, Saúde

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.