Autarquia pretende promover e salvaguardar o comércio tradicional

Câmara de Famalicão cria Programa “Comércio com História”

Câmara de Famalicão cria Programa “Comércio com História”

Pub

A Câmara Municipal de Famalicão criou o Programa “Comércio com História”. O projecto da autarquia famalicense pretende promover e salvaguardar o comércio tradicional do concelho nas suas dimensões patrimonial, histórica, cultural e social. De acordo com um comunicado publicado nesta Quarta-feira, o município já deu o seu selo de reconhecimento “a 23 estabelecimentos”. A casa de comércio Alcino Freitas & Filho, a Casa Marinheiro, a Chapelaria Oliveira e a Confeitaria Moderna são alguns dos espaços comerciais que utilizam placas identificativas da marca “Comércio com História”. Das lojas, cafés e restaurantes escolhidos, nove estão localizados na própria freguesia de Famalicão. Para além disso, existem ainda quatro na freguesia de Antas e na vila de Joane. Já na vila de Ribeirão há dois estabelecimentos seleccionados, além de outros dois na vila de Riba de Ave.

O programa municipal “Comércio com História” está associado ao inventário nacional promovido pela Direção-Geral das Atividades Económicas. Nesse sentido, os estabelecimentos reconhecidos beneficiam das medidas de proteção previstas pela Lei sobre o Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local. Os estabelecimentos que se enquadrem nos critérios de reconhecimento, podem apresentar a sua candidatura, preenchendo um formulário disponibilizado pela Câmara Municipal.

O programa “Comércio com História” está inserido no PROVERE – Minho Inovação. Dessa forma, a iniciativa municipal é cofinanciada pelo Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: D.R.

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Pedro Maia Martins

Esposendense de nascimento, barcelense de criação e conimbricense por hábito. Licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou no passado com o Jornal Universitário de Coimbra - a Cabra e com a Revista Via Latina - Ad Libitum. Foi o último editor de País e Mundo do referido jornal. Colabora neste no momento com a Vila Nova Online e a Revista Bica.

Write a Comment

Only registered users can comment.