Cuidar do bem-estar do funcionário em contexto empresarial

Cuidar do bem-estar do funcionário em contexto empresarial

Pub

 

 

Nos últimos anos, o mundo empresarial tem vindo a considerar o bem-estar das pessoas que transformam um determinado negócio num sucesso (os colaboradores) como um fator fundamental para o bem-estar coletivo das organizações.

As empresas reconhecem cada vez mais a importância de se fomentar um ambiente de apoio e livre de stress como algo de não apenas benéfico, mas também essencial para o incremento da produtividade e do sucesso.

Como tal, este artigo irá oferecer-lhe algumas perspetivas relativamente à gestão do stress no trabalho, de modo a conseguir cultivar um ambiente laboral próspero no contexto do seu negócio.

O conceito de stress no trabalho

O stress no trabalho começa a manifestar-se a partir do momento em que as exigências das funções a desempenhar suplantam a capacidade que cada indivíduo tem de colmatar as respetivas responsabilidades, o que produz um impacto profundamente negativo na saúdes física e mental dos colaboradores e funcionários.

É, portanto, fundamental saber diferenciar a euforia (algo de motivador cujo objetivo é aumentar o nível de produtividade) da angústia (uma sensação debilitante prejudicial à saúde e à produtividade).

Principais estratégias para uma saudável gestão do stress no trabalho

Fomente a abertura de diálogo com os funcionários

Promova uma cultura de trabalho em que os seus colaboradores se sintam confortáveis a discutir as suas preocupações.

Abra linhas de comunicação preventiva, de forma a evitar potenciais questões de stress ou, em último caso, a resolvê-las atempadamente.

Valorize o equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal

Respeite o tempo disponibilizado aos seus colaboradores ao definir prazos realistas e incentive-os a desligar-se do trabalho depois de cumprido o horário de expediente, de modo a garantir que os mesmos têm tempo para recarregar a sua energia.

Proporcione recursos indicados para a gestão do stress

Organize oficinas ou facilite o acesso a recursos que se baseiem na implementação de estratégias destinadas ao controlo da gestão do stress no trabalho como, por exemplo, meditação, gestão do tempo e técnicas de relaxamento.

Demonstre o seu reconhecimento e recompense a dedicação

Reconheça o esforço dos e os sucessos alcançados pelos seus colaboradores – o reconhecimento é uma poderosa fonte de motivação que contribui para o alívio do stress.

Crie um programa de apoio aos colaboradores em dificuldades

Certifique-se de que os seus colaboradores têm acesso a recursos de saúde mental e a sistemas de apoio; tal poderá traduzir-se por programas de apoio ao colaborador ou serviços de acompanhamento psicológico.

Dicas práticas para a gestão do stress direcionadas aos funcionários

Defina prioridades e fomente a organização

Priorize as suas tarefas e organize o seu fluxo de trabalho de um modo eficaz e eficiente; este é um importante apoio que contribui para uma melhor gestão do tempo e para a redução da ansiedade.

Faça intervalos regulares ao longo do dia

Fazer curtas pausas ao longo do dia ajuda a manter a concentração e a produtividade, simultaneamente reduzindo os níveis de stress.

Mantenha a atividade física dos trabalhadores

A atividade física é uma ótima forma de reduzir o stress do trabalho; como tal, exercite-se regularmente, quer através de uma sessão no ginásio, quer de uma curta caminhada durante o intervalo para o almoço.

Procure ajuda profissional sempre que necessário

Por vezes, não há como evitar recorrer ao apoio prestado por profissionais para conseguir gerir os seus níveis de stress, e é por isso que deve procurar ajuda sempre que sentir que não consegue ultrapassar determinados obstáculos de uma forma independente.

Implementação de um programa de bem-estar

A introdução de um programa de bem-estar em qualquer empresa é uma maneira bastante eficaz de reduzir o stress no trabalho; tais programas incluem:

Exames de rotina e exercício físico

Fomente o recurso a cuidados preventivos e à atividade física para melhorar o bem-estar geral dos seus colaboradores e aumentar a sua resiliência face ao stress.

Oficinas e ateliês para aprender a gerir o stress

Ofereça treino destinado à gestão eficaz do stress, incluindo técnicas de respiração, meditação e ioga.

Nutrição e gestão de peso individual também podem influenciar o seu negócio

Promova um acompanhamento dos seus colaboradores no sentido de os ensinar a comer bem e de forma saudável, para que um eventual excesso de peso não prejudique o bem-estar dos mesmos.

Um colaborador feliz é um funcionário produtivo

A gestão do stress no trabalho não se trata de algo que pode ser abordado exatamente da mesma forma com todos; pelo contrário, requer um esforço concertado entre empregadores e funcionários com vista à identificação das principais causas de stress e à implementação eficaz de mecanismos de defesa.

Ao fomentarem uma cultura de abertura de diálogo, reconhecimento e apoio, as empresas encontram-se capacitadas para se certificarem de que os respetivos colaboradores se mantêm produtivos, motivados e, sobretudo, saudáveis.

Lembre-se de que um colaborador feliz é um colaborador produtivo e de que a pedra basilar de uma organização próspera consiste num ambiente de trabalho livre de stress e demais preocupações.


Imagem: IA


A Bitcoin atingirá 120 mil dólares até ao final de 2024?

Cidades europeias querem centros urbanos limpos de automóveis com motor a combustão até 2030

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional – minho - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - trofa - vila do conde - póvoa de varzim - viana do castelo - caminha - esposende - ponte de lima - maia - matosinhos - portugal

Pub

Portugal descobre tesouros em aparelhos ultrapassados do Reino Unido

Mercado de moda em 2ª mão com crescimento exponencial

Gift Campaign apoia ‘branding’ com brindes personalizados

Pub

Categorias: Economia, Empresas, Trabalho

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.