Professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho é conhecido do público em geral pela sua participação no programa ‘Tudo é Economia’ da RTP 3

Fernando Alexandre nomeado para o Conselho Económico e Social

Fernando Alexandre nomeado para o Conselho Económico e Social

Pub

 

 

Fernando Alexandre, comentador da RTP3 em ‘Tudo é Economia’ e professor associado com agregação da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho (UMinho), acaba de ser nomeado vice-presidente do Conselho Económico e Social (CES). O convite partiu do presidente deste organismo, Francisco Assis.

O CES é um órgão de consulta e concertação dos agentes económico-sociais mais representativos da sociedade portuguesa, com vista a debater processos de decisão sobre a situação do país e a dar pareceres aos órgãos de soberania sobre aspetos como a proposta de Orçamento do Estado, o salário mínimo, o uso de fundos comunitários e o desenvolvimento regional.

“Este novo desafio enquadra-se nos estudos que venho realizando há muitos anos sobre a economia portuguesa com outros colegas da Universidade do Minho e procurarei dar contributos relevantes nessa área”, refere Fernando Alexandre, que é autor de livros como A Poupança e o Financiamento da Economia PortuguesaAssimetrias e Convergência Regional – Implicações para a Descentralização e Regionalização em Portugal ou Investimento Empresarial e o Crescimento da Economia Portuguesa.

Breve biografia

Fernando Alexandre tem 48 anos, cresceu na Praia de Quiaios (Figueira da Foz) e vive em Braga desde 1997. Foi pró-reitor para a Valorização do Conhecimento, presidente da EEG e diretor do Departamento de Economia.  Fez a licenciatura e o mestrado na Universidade de Coimbra e o doutoramento na Universidade de Londres.

Exerceu as funções de Secretário de Estado entre 2013 e 2015, foi consultor da Comissão Europeia, do Governo português, da Fundação Calouste Gulbenkian, Tribunal de Contas, Associação Comercial do Porto, entre outras entidades. Atualmente, é consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e comentador no programa “Tudo é Economia” da RTP 3, onde se confronta habitualmente com Eduardo Paes Mamede. É investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais, sendo coautor de 15 artigos publicados em revistas científicas internacionais e de oito livros.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Coronavírus | Há vacinas contra a Covid-19 em janeiro, sim

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Imagem: Uminho

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Desenvolvimento, Economia

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.