Jazz | Nubya Garcia, primeiro nome para ‘Julho é de Jazz’ (2019) em Braga

Jazz | Nubya Garcia, primeiro nome para ‘Julho é de Jazz’ (2019) em Braga

Pub

 

 

 

A compositora, flautista e saxofonista Nubya Garcia, considerada uma das maiores promessas da atualidade do jazz, regressa a Portugal no início do verão do próximo ano para integrar o ciclo do gnration que apresenta alguns dos mais importantes nomes do jazz contemporâneo – ‘Julho é de Jazz’.

 

 

Apontada como nome maior da efervescente cena jazz do Reino Unido, Nubya Garcia regressará a Portugal, a 12 de julho do próximo ano, para um concerto na quinta edição do ciclo Julho é de Jazz do gnration, em Braga. Nubya estreou-se em Portugal na edição deste ano do festival Milhões de Festa, ano em que também conquistou o maior destaque da imprensa internacional e que a levou às melhores salas e festivais um pouco por todo o mundo. Apadrinhada por influentes nomes do jazz moderno, como Gilles Peterson ou a Jazz FM, os elogios à saxofonista têm sido uma constante. A revista Rolling Stone referiu que se há um nome no mundo do jazz a seguir em 2018 esse nome é o de Nubya Garcia.

Baseada em Londres, Garcia é uma das artistas representantes da emergente e vibrante vanguarda jazz surgida no último ano no Reino Unido. O disco de estreia, “Nubya’s 5ive”, lançado em 2017 pela Jazz re:freshed, uma das editoras responsáveis pelo falatório da recente cena britânica, encontra-se totalmente esgotado e tornou-se já num objeto discográfico bastante procurado por melómanos e colecionadores de discos. Já este ano, Nubya Garcia lançou, em edição em nome próprio, o EP “When We Are”, apresentando duas novas composições e duas remisturas. O disco teve Sam Shepherd, dos Floating Points, como mentor. Para além da sua carreira a solo, Garcia integra o premiado septeto Nérija e ainda Maisha, ensemble liderado pelo baterista Jake Long com álbum de estreia lançado este mês pela Brownswood Recordings, editora do britânico Gilles Peterson.

Parte integrante da programação trimestral jul-set do gnration, o ciclo apresentou nos últimos quatro anos alguns dos nomes maiores da atualidade do jazz. The Bad Plus, Peter Brötzmann, Get The Blessing, Steve Noble, Joe Morris ou Evan Parker são alguns dos internacionais que passaram por Braga. Os portugueses Bruno Pernadas, Carlos Bica & João Paulo Esteves da Silva, Rodrigo Amado Motion Trio, Hugo Carvalhais e João Guimarães, entre outros, representaram o jazz nacional.

O ciclo Julho é de Jazz decorrerá de 11 a 13 de julho de 2019 e tem lugar no pátio exterior do gnration. Um reduzido número de passes gerais (50 passes) pode já ser adquirido por apenas 20 euros.

 

Fonte: gnration

Imagem de destaque: Rodrigo Gianesi

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.