Campeão Europeu de futebol sub18 Hugo Cruz: um jogador de ‘processos simples’ na primeira pessoa

Campeão Europeu de futebol sub18 Hugo Cruz: um jogador de ‘processos simples’ na primeira pessoa

Pub

 

 

Hugo Cruz, médio-centro de ‘processos simples’ mas objetivos e que chegou a campeão europeu de futebol na categoria sub18 em 1999, num período em que com muito orgulho representava as cores semelhantes às do clube da terra que o viu nascer, o azul e branco do FC Porto, acabou a sua carreira de futebolista no Tirsense, clube da vizinhança de Vila Nova de Famalicão. Nunca se tendo aventurado por muito longe da família e do território, pelo meio ficou também a passagem pelo FC Porto, entre outros clubes da região Norte de Portugal.

O futebol é um jogo simples, mas jogá-lo de forma simples é a coisa mais difícil de fazer“. A velha máxima de Johan Cruyff encaixa na perfeição no fio de jogo de Hugo Cruz, mas também na perspicácia, qualidade sempre indispensável a qualquer futebolista, que o jovem futebolista sempre exibiu ao longo da carreira e em especial nos melhores anos, inclusive esses da juventude em que levou para casa o troféu europeu na categoria sub18.

Atualmente ‘operário químico’, Hugo Cruz realizou parte da sua formação no FC Porto, ao lado de um ‘Senhor do Futebol Mundial’, Ricardo Carvalho.

O Tirsense é o clube onde Hugo Cruz passou mais temporadas como futebolista – nove (9), tendo mesmo acabado a sua carreira futebolística no clube de Santo Tirso. Aí mesmo começaria a carreira de treinador e subido o Tirsense B à divisão nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto.

Mas a principal subida de divisão enquanto futebolista tê-la-ia Hugo Cruz no Arouca FC, no ano em que o clube ascendeu à I Liga (2011-12), com o saudoso Vítor Oliveira.

Para sua infelicidade, o jovem campeão europeu de sub18 acabaria por não se manter no clube do distrito de Aveiro e nunca ter a oportunidade de jogar no principal campeonato português de futebol.

Para lá da seleção nos escalões sub18, sub16 e sub15, ainda nos escalões de formação e em que atingiu o título de campeão nacional, e da partilha de balneário com Ricardo Carvalho, um dos maiores defesas-centrais portugueses de todos os tempos, a sua carreira contou ainda com alguns outros aspetos curiosos, como o facto de também ter partilhado o balneário, no Arouca FC, com esse brilhante comentador que é Cândido Costa, ao tempo também futebolista e considerado, ao tempo, 2011-12, o ‘Rei do Balneário’.

hugo cruz - arouca defronta o benfica - veteranos - liga - campeonato - league of legends - portugal


Entrevista a Hugo Cruz

Francisco Oliveira: Antes de ser campeão europeu de futebol sub18, fez a maior parte do seu percurso de formação no FC Porto. Em 1996/97, jogou com um enorme ‘Senhor do Futebol’ português de todos os tempos – Ricardo Carvalho. Já se discernia esse ‘perfil de liderança’ de Ricardo Carvalho, enquanto júnior?

Hugo Cruz: Não se via ainda e, curiosamente, o Ricardo até era muito introvertido, pouco falava no balneário. Embora estivesse sempre bem disposto e disponível para brincar, dificilmente opinava ou reclamava sobre os mais diversos assuntos.

Há quem diga que o Ricardo Carvalho, nos treinos, não dava o ‘litro’, mas a verdade é que ele chegava aos jogos e era uma ‘muralha’.

Francisco Oliveira: Como era isso aceite, pelo grupo de trabalho, num país em que os treinadores levam muito a sério a máxima “diz-me como treinas e eu te direi se jogas”?

Hugo Cruz: Não se pode dizer que o Ricardo não dava o litro, porque dava, mas a sua forma de ser, pacífica e por vezes mesmo passiva poderia transparecer o contrário.

Nos treinos nem parecia gostar de ganhar, como todos os outros, isto é, não com a mesma garra e intensidade que acontecia nos jogos.

Era muito bem aceite pelo grupo. O Ricardo Carvalho era um fantástico companheiro e a sua qualidade era inquestionável aos olhos de todos.

Francisco Oliveira: Depois de ser campeão europeu teve a sua primeira experiência sénior no Leça (II Liga), em 1999-2000. Faz poucos jogos, e na temporada seguinte vai para a equipa B do SC Braga, onde acaba por jogar com ‘grandes nomes’ bracarenses, nas temporadas seguintes, como Paulo Jorge, Eduardo e um dos grandes futebolistas que passaram pelo FC Famalicão, Ricardo Rocha. Este último era mesmo diferenciado diferenciado em termos das suas qualidades futebolísticas.

Hugo Cruz: O Ricardo Rocha era – e é – grande dentro e fora das 4 linhas.

Francisco Oliveira: Depois de duas temporadas no FC Famalicão, esteve no total 9 temporadas no vizinho Tirsense FC. É um clube especial para si?

Hugo Cruz: Certamente que sim. Passar 9 anos da nossa vida num clube deixa marcas significativas. O Tirsense é um clube Especial.

Francisco Oliveira: Em 2011-12, joga no Arouca com o ‘enorme’ Cândido Costa. Cândido Costa já demonstrava ser assim bem-humorado e divertido? Era mesmo o ‘Rei do Balneário’?

Hugo Cruz: Sim. O Cândido Costa já era um velho conhecido meu. Não foi no Arouca que nos conhecemos.

Fomos adversários muitas vezes nos escalões inferiores, ele a representar o Benfica e eu o Porto, e fomos Campeões Europeus de Sub18, na Suécia, juntos, com uma vitória frente à Itália.

O Cândido sempre foi o animador da companhia. Para nós isso não é novidade, ainda bem que chegou a casa de todos os Portugueses. É uma lufada de ar fresco no futebol português.

Francisco Oliveira: Em 2013-14, regressa ao Tirsense. Aí é treinado pelo ‘Campeão das Subidas à II Liga’ – Toni Pereira.

O que tem o Toni Pereira de distinto de outros para ter conseguido subir de divisão tantas vezes?

Hugo Cruz: Fui treinado só alguns meses por ele, não posso tecer grandes comentários, peço desculpa. Mas é um treinador à moda antiga, daqueles que “quando não vai a bem, vai à mal”.

Francisco Oliveira: Terminou a sua carreira enquanto jogador de futebol no clube onde esteve mais tempo – o Tirsense. Quando acabou a sua carreira, treinou o Tirsense B.

O que faz atualmente o jogador que foi campeão europeu ainda jovem?

Hugo Cruz: Quando acabei a carreira como jogador, fui convidado para treinar a Equipa B do Tirsense, constituída por um grupo de miúdos oriundos de equipas do Campeonato Concelhio e outros da formação do clube. Foi um grupo-família fantástico que nunca mais esquecerei, e o resultado disso… foi a subida à primeira divisão da AF Porto.

Por iniciativa própria, saí do cargo antes do fim da época, pois não compactuei com ideias da direção do clube.

Infelizmente este é o grande problema no futebol português: dirigentes irresponsáveis e incapazes, que não sabem o que fazem e/ou dizem.

Atualmente sou ‘operário químico’.

Francisco Oliveira: Jogou em muitos clubes, mas o seu clube é o FC Famalicão (clube da sua família). O que pensa do atual FC Famalicão?

Hugo Cruz: O FC Famalicão é o clube da minha terra, joguei nos escalões de formação e na equipa Sénior.

E ainda me recordo muito bem de ir atrás do Famalicão, de bandeira às costas e mão dada ao meu Pai (um dos sócios mais antigos), para todo o lado. É um ‘Grande Clube‘, que espero só pare nos lugares Europeus já neste ano.


Imagens: 0, 1) Hugo Cruz


Carlos Pinto, o obreiro do Famalicão na I Liga, em ‘Jogo Directo’

Djalmir Vieira, o ‘Goleador de Aracajú’ – do Brasil até Olhão por Famalicão

Jogar ao lado de bons futebolistas ajudou Tó Figueira

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas

Pub

Leica celebra 50 anos em Famalicão com exposição inédita

PS e PSD fazem rentrée política em Famalicão

Inspiração beneficia Famalicão na vitória por 1-0 sobre Farense

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas

Pub

O maravilhoso mundo dos smartphones

4 tecnologias relevantes para o universo dos jogos online

As apostas desportivas são legais no meu país?

TikTok investe na segurança de dados na Europa

Pub

Acerca do Autor

Francisco Oliveira

Viciado em Imprensa Futebolística desde miúdo, época em que devorava Jornais & Revistas Futebolísticas. Desfruta da Escrita Futebolística desde que começou a escrever para a Página Só nas 4 Linhas na temporada 2018/19. Criador & Pensador da Página Culto Futebolístico nos tempos livres (como sempre!).

Comente este artigo

Only registered users can comment.