Santo Tirso e Guimarães oferecem pinheirinhos de Natal

Santo Tirso e Guimarães oferecem pinheirinhos de Natal

Pub

 

 

Desde 3 de dezembro, os Municípios de Santo Tirso e Guimarães estão a oferecer pinheiros de Natal à população. Prática habitual de há anos a esta parte, a iniciativa resulta de uma colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Santo Tirso

De forma a evitar o corte indiscriminado de árvores, a Câmara Municipal de Santo Tirso, volta a promover a campanha “1000 pinheiros de Natal” em parceria com Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Pinheiros naturais estão disponíveis a partir de 3 de dezembro.

A partir desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai disponibilizar aos munícipes, de forma gratuita, pinheiros naturais provenientes de zonas selecionadas para operações de silvicultura preventiva.  Os pinheiros oferecidos pelo Município são, assim, devidamente cortados e transportados por técnicos do pelouro do ambiente, sob orientação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A iniciativa pretende garantir que a população pode ter em casa um dos elementos mais simbólicos do Natal, salvaguardando a questão ambiental.

Os pinheiros podem ser levantados livremente, na Praça 25 de Abril, a partir de 3 de dezembro.

Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães, à semelhança dos últimos anos, disponibiliza gratuitamente Pinheiros de Natal aos munícipes e instituições do concelho que pretendam optar por um modelo de ornamentação natalícia em tamanho natural. Esta iniciativa decorre em colaboração com a ICNF.

Os Vimaranenses interessados deverão dirigir-se ao Horto Municipal, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 13h00, na zona de Monchique, na freguesia da Costa.

Esta iniciativa pretende contribuir para a defesa do património florestal evitando os abates indiscriminados e mutiladores de árvores jovens, que põem em causa o equilíbrio dos ecossistemas florestais.

As árvores a oferecer pela Câmara Municipal de Guimarães foram cortadas de acordo com as regulamentações técnicas e resultam de várias operações de silvicultura preventivamente realizadas, com o objetivo de satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, promover a utilização racional da floresta vimaranense.

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.