Famalicão lança candidatura a Cidade Europeia do Desporto

Famalicão lança candidatura a Cidade Europeia do Desporto

Pub

 

 

Em evento com grande expressão popular, Mário Passos e Famalicão lançaram a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2025. Milhares de pessoas de todas as idades, praticantes das mais diversas modalidades nas centenas de associações e clubes desportivos do concelho, responderam ao convite e associaram-se à cerimónia que decorreu, este domingo, 4 de junho, no Parque da Devesa, e dá resposta a uma das principais bandeiras da última campanha eleitoral autárquica.

Novidades de relevo: programa ‘Mamãs Saudáveis’ e ampliação da Piscina Municipal de Famalicão

O  anúncio do arranque do programa ‘Mamãs Saudáveis’, para a promoção do desporto e de atividade física junto da mulher grávida, potenciando a sua saúde e a do bebé e promovendo condições para um parto mais saudável, e a notícia da modernização e ampliação do Complexo das Piscinas Municipais de Famalicão, que irá ter 3 a 4 pistas de 50 metros, foram as duas novidades avançadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, na apresentação pública e oficial da candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto em 2025.

Numa festa repleta de paixão, que juntou milhares de pessoas no parque da cidade, e onde estiveram presentes, com demonstrações desportivas, uma parte muito exemplificativa das duas centenas de associações desportivas existentes no concelho, Mário Passos jogou os principais trunfos que fazem de Vila Nova de Famalicão um sério candidato à obtenção do título de Cidade Europeia do Desporto, como o reconheceu o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos.

‘Desporto, um fator crítico de desenvolvimento da comunidade famalicense’

Numa apresentação detalhada dos investimentos, programas e projetos do município para a área desportiva, o Presidente da Câmara deixou bem claro que em Famalicão, “o desporto é mesmo para todos. Começa no ventre da mãe e está disponível em todas as etapas da vida, de forma totalmente gratuita e acompanhada”. “Aqui, o desporto é sinónimo de multiplicidade, de competição, de lazer, de integração, de saúde, de qualidade de vida, de igualdade. Por isso, a aposta na promoção do desporto, é para nós, um fator crítico de sucesso para fomentar o desenvolvimento humano, social e económico da comunidade famalicense”, acrescentou o autarca.

Vila Nova de Famalicão - Mário Passos - desporto - Cidade Europeia do Desporto - candidatura - 2025 -

Famalicão conta com 78 modalidades e 60 mil atletas

Os programas municipais, abrangentes, múltiplos e ecléticos, como o ‘Mais e Melhores Anos’, o ‘Famalicão em Forma’, o ‘Brincar a Torto e a Direito’, o ‘Nutre Sport’, entre outros, um orçamento anual de 8 milhões de euros para a área desportiva, e um tecido associativo composto por duas centenas de associações que promovem 78 modalidades e envolvem perto de 60 mil atletas em atividade regular, foram alguns dos trunfos lançados para cima da candidatura.

Campeões famalicenses são embaixadores da candidatura

Durante a festa foram ainda apresentados aqueles que são os embaixadores da candidatura: Rosa Oliveira, Vítor Paneira, Paulo Marques, Tiago Machado, Ana Rita Rego, Sofia Oliveira, Carina Moura, Ana Azevedo, Ukra, Luís Silva, Gonçalo Alves e João Pinheiro, são os campeões famalicenses que dão a cara pela candidatura.

Em 2023, na região Norte de Portugal, Viana do Castelo tem sido, tal como Braga já o foi em 2018, um exemplo de mobilização em torno de projetos como este da Cidade Europeia do Desporto.


Imagens: MVNF


Quem acompanhará o favorito Portugal na qualificação do Grupo J para o Euro 2024?

IOTech propõe pensar as cidades inteligentes em Famalicão


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.