Ensino | IPCA avança com escola-hotel em Guimarães

Ensino | IPCA avança com escola-hotel em Guimarães

Pub

 

 

A futura Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), na Quinta do Costeado, na Cruz de Pedra, em Guimarães, promete vir a ser uma “infraestrutura de referência em termos regionais, nacionais, mas também internacionais”.

A promessa é feita pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, que anseia ver a obra no terreno ainda este ano e o projeto da responsabilidade da empresa Workbook dos arquitetos Filipe Vilas Boas e Pedro Vinagreiro a funcionar dentro de dois anos. Nessa altura, receberá os “estudantes de licenciatura, mestrado e cursos técnico-profissionais”, disponibilizando ainda espaço “para as empresas que precisem de atualizar as suas formações”.

Valências principais: edifício pedagógico, edifício escola-hotel e cozinha

A Escola-Hotel do IPCA em Guimarães será composta por dois edifícios, um reabilitado e outro novo. O projeto desenhado pela Workbook prevê a reabilitação de um espaço de grande valor patrimonial e histórico para a cidade de Guimarães e contempla princípios de sustentabilidade ambiental na construção dos novos espaços.

A emblemática Quinta do Costeado, com três hectares de terreno, na zona da Cruz de Pedra, vai ser requalificada para funcionar como hotel e restaurante formativo, com sala de refeições à la carte e quartos para hóspedes, a reabilitação da casa do caseiro, cavalariças e celeiro para zonas de serviços e áreas funcionais. Na zona de jardim vai nascer um novo edifício universitário de raíz com dois pisos para albergar salas de aula, cozinhas, laboratórios de cozinha, biblioteca, auditório e serviços administrativos estando previsto um novo acesso rodoviário que a ligue à rotunda do pavilhão multiusos da cidade, já fora da circular urbana.

“Este é um projeto de arquitectura focado na reabilitação, refuncionalização e ampliação da Quinta do Costeado com base na “simplicidade, conforto, contemporaneidade e sustentabilidade”, refere Filipe Vilas Boas na sessão de apresentação da futura infraestrutura do IPCA. “A Casa Senhorial existente será recuperada para funcionar como Escola-Hotel, com um conjunto de quartos reduzido que albergará hóspedes e que terá como único objetivo a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos durante os cursos que serão ministrados pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave naquele espaço. Na zona das antigas adega e cavalariça, será instalado uma cozinha com o mesmo intuito. O novo espaço a ser construído, e que terá como função a vertente pedagógica, terá 5 pisos (sendo um deles subterrâneo). Aí ficarão instaladas valências como salas de aula, salas de professores, laboratórios, cozinha, cafetaria, cantina, auditório, serviços administrativos, entre outras. Serão utilizados materiais de baixo custo de manutenção, como a madeira lamelada e o acabamento cerâmico das partes exteriores. O edifício terá ainda uma esplanada voltada a poente e, no último piso, uma cobertura que se pretende como espaço verde. Haverá ainda um conjunto de pátios que se projetam numa estrutura de vidro aberta, para aproveitamento da luz natural. A possibilidade de ligação à ciclovia e a percursos pedonais está equacionada, bem como a utilização de uma área ao ar livre para a realização de eventos, coabitando e integrando-se nas zonas verdes pré-existentes”.

1.500 alunos para Guimarães

“O nosso compromisso é fazer da Escola-Hotel uma escola de referência a nível internacional. Teremos uma oferta ao nível das licenciaturas, mestrados, cursos técnico-profissionais e, futuramente, doutoramentos, num projecto educativo que poderá trazer para Guimarães um número próximo dos 1.500 alunos”, mostrando, assim, Maria José Fernandes, presidente do IPCA, convicção no sucesso do projecto educativo e deixando claro que o projeto é relevante quer para a instituição quer para a cidade.

Qualidade e mais-valia para o Norte do país

“Este investimento dará corpo a um projeto estratégico para Guimarães e para a região, e será uma enorme mais-valia para a rede de restaurantes e hotéis da região Norte do país”, frisa Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães. “Este projeto da Escola-Hotel do IPCA é fundamental para a ciência e conhecimento, atuando em áreas como a nutrição, turismo, restauração e hotelaria, mas também para o projecto de reabilitação urbana em curso, pois acrescenta cidade à cidade e dialogará com a sua envolvente, nomeadamente com os fornos da Cruz de Pedra e com o projeto urbanístico da zona”. Se tudo correr sem percalços, espera-se que o lançamento a concurso da obra possa avançar ainda nos  primeiros meses de 2021 e a sua execução ter início até ao final do ano. “Ainda não sabemos o valor final do custo da obra, seguramente superior a 5 milhões de euros, pois faltam ainda os projetos de especialidade. Nem sabemos o prazo de conclusão. Sabemos sim que o que fazemos pode demorar tempo, mas será feito com qualidade”, concluiu.

Vinho | Academia do Vinho Verde promove programa de formação online

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Imagens: Workbook

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.