A promessa é feita pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, que anseia ver a obra no terreno ainda este ano e o projeto da responsabilidade da empresa Workbook dos arquitetos Filipe Vilas Boas e Pedro Vinagreiro a funcionar dentro de dois anos. Nessa altura, receberá os “estudantes de licenciatura, mestrado e cursos técnico-profissionais”, disponibilizando ainda espaço “para as empresas que precisem de atualizar as suas formações”.
Valências principais: edifício pedagógico, edifício escola-hotel e cozinha
A Escola-Hotel do IPCA em Guimarães será composta por dois edifícios, um reabilitado e outro novo. O projeto desenhado pela Workbook prevê a reabilitação de um espaço de grande valor patrimonial e histórico para a cidade de Guimarães e contempla princípios de sustentabilidade ambiental na construção dos novos espaços.
A emblemática Quinta do Costeado, com três hectares de terreno, na zona da Cruz de Pedra, vai ser requalificada para funcionar como hotel e restaurante formativo, com sala de refeições à la carte e quartos para hóspedes, a reabilitação da casa do caseiro, cavalariças e celeiro para zonas de serviços e áreas funcionais. Na zona de jardim vai nascer um novo edifício universitário de raíz com dois pisos para albergar salas de aula, cozinhas, laboratórios de cozinha, biblioteca, auditório e serviços administrativos estando previsto um novo acesso rodoviário que a ligue à rotunda do pavilhão multiusos da cidade, já fora da circular urbana.