Cidade Europeia do Desporto de Viana do Castelo organiza 365 eventos com 250 mil atletas em 2023

Cidade Europeia do Desporto de Viana do Castelo organiza 365 eventos com 250 mil atletas em 2023

Pub

 

 

Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023 espera promover pelo menos 365 eventos desportivos ao longo do ano, em dezenas de modalidades, mobilizando mais de 250.000 atletas em provas e campeonatos que pretendem projetar a cidade a nível nacional e europeu. Assim, este ano prepara-se para ser o mais desportivo de sempre na capital do Alto Minho, com provas locais, regionais, nacionais e internacionais a acontecerem todas as semanas, a um ritmo quase diário, pretendendo, de acordo com o autarca vianense, conquistar uma audiência de mais de 500.000 pessoas.

Em conferência de imprensa de apresentação dos principais eventos já confirmados para este ano, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegurou que este será “um grande percurso, uma grande etapa, uma grande convocatória que nos tornará ainda mais reconhecidos a nível desportivo”. Por isso mesmo, assegurou o objetivo de promover, “no mínimo”, 365 eventos desportivos, referindo que este é “um número amplo e de enorme diversidade que fará com que este compromisso seja bem-sucedido”. “Cada um destes eventos deverá ser um momento de envolvimento, de impacto e de divulgação das modalidades”, considerou.

Apesar de o ano desportivo já ter arrancado com três eventos que aconteceram no passado fim-de-semana, a Gala de Abertura da Cidade Europeia do Desporto 2023 é o ponto de partida oficial desta distinção e está agendada para 21 de janeiro, acontecendo no Centro Cultural de Viana do Castelo e no Pavilhão José Natário.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, explicou que a gala “vai trazer uma novidade, por ser transmitida em direto, de forma simultânea, a partir de dois locais”, indicando que os apresentadores serão Cândido Costa e Carolina Torres. “Será uma gala feita com prata da casa, com todas as coletividades e associações, mostrando ao país a qualidade que temos em Viana do Castelo”.

A 21 de janeiro, a XXIV Meia Maratona Manuela Machado promete voltar a trazer milhares de atletas nacionais e da vizinha Galiza até à cidade. No final do mês, destaque para o Campeonato Nacional de Remo Indoor, no Centro Cultural, a 28 e 29 de janeiro.

A Federação Portuguesa de Teqball promove, a 18 de fevereiro, também no Centro Cultural, a Etapa Nacional com o Viana Teqball Cup. Já de 10 a 12 de março, a pavilhão multiusos recebe a Final Four da Taça de Portugal Masculina e Feminina, pela Federação Portuguesa de Voleibol. A Regata Internacional de Remo – Centro de Mar, promovida pelo Viana Remadores do Lima, acontece a 18 e 19 de março e, no dia 19, a cidade é também palco da prova Viana Granfondo. Logo de seguida, dias 20 e 21 de março, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol traz o Fórum ANTF ao Centro Cultural vianense.

Dias 15 e 28 de abril, Viana do Castelo é palco das Fases Finais do Desporto Universitário 2023, promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário.

Já o Pavilhão José Natário acolhe, de 4 a 7 de maio, a Final Eight Champions League, pela Federação Portuguesa de Hóquei em Patins. O mesmo pavilhão é depois ponto de encontro do Campeonato Europeu de Patinagem Artística, com o apoio da Escola Desportiva de Viana, dias 13 e 14 de maio.

O Monte da Padela irá receber o Campeonato Nacional de Downhill nos dias 20 e 21 de maio e o Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior recebe o Torneio Internacional de Seleções Femininas de Basquetebol de 1 a 4 de junho.

O 10º Congresso de Treinadores, pela Confederação de Treinadores de Portugal, está marcado para o Centro Cultural, dias 3 e 4 de junho. Nos dias 10 e 11 de junho, o Jardim da Marina acolhe o Encontro Nacional de Gira Volei e, nos mesmos dias, no Centro Cultural acontece a Golden e Silver League de Voleibol.

No dia 25 de junho, a cidade recebe Viana City Race 2023 – Euro City Tour e, de 1 a 5 de julho, o Pavilhão de Santa Maria Maior acolhe o Torneio Internacional Voleibol WEVZA. A cidade acolhe ainda, em julho, o Circuito Nacional de Basquetebol 3×3, a Festa Nacional de Ginástica e os Campeonatos Nacionais da 1ª e 2ª Divisões pela Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Distrital.

Pela primeira vez na história, o contra-relógio da última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta terminará em Viana do Castelo, no dia 20 de agosto.

Já no mês de setembro, destaque para a Taça de Portugal de Escolas de Vela, Super Taça de Portugal de Basquetebol Masculina e Feminina, Rali de Viana do Castelo e o arranque do 12º Grande Trail da Serra d’Arga.

No mês de outubro, regressa L’Étape Portugal by Tour de France e o Centro Cultural acolhe o Congresso APTN, da Associação Nacional de Treinadores de Natação. A 3 e 4 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo será o espaço selecionado para a Gala de Natação 2023 da Federação Portuguesa de Natação.

A Taça do Mundo de Damas Clássicas acontece em Viana do Castelo, de 15 a 19 de novembro.

Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista - solidariedade social - voluntariado - dar-as-mãos - reffod - famalicão - mário passos - chma - raquel varela - escola - escola pública - docência - docentes - professores - escolas privadas - retrocesso social - reformas - classe social - liberdade - amor - gays - lésbicas - direito à diferença - migrantes - migrações - cgtp-in - nações unidas - antónio guterres- famalicão - unicef - cidade amiga das crianças - infância

Imagens: MVCT

Pub

Categorias: Desporto, Viana do Castelo

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.