Já experimentou comer ouriços-do-mar? Segundo consta, trata-se de uma iguaria muito apetecível e mesmo deliciosa. Há mesmo quem lhe chame o ‘caviar’ português e afirme ser este invertebrado uma explosão de maresia na boca. Por isso mesmo, abundante na costa atlântica desde a Galiza a territórios nacionais mais a sul, Castelo do Neiva decidiu organizar uma Mostra Gastronómica do Ouriço-doMar que terá lugar no largo junto à Rua dos Pescadores.
Com lugar neste espaço privilegiado da freguesia do concelho de Viana do Castelo, nos próximos dias 25 e 26 de março, para lá da gastronomia, o programa do evento será marcado pela animação musical, nomeadamente por Xico Malheiro e o seu agrupamento Raízes e o agrupamento Metasonora, no sábado, e com folclore pelo Grupo Folclórico e Enográfico de Castelo do Neiva, no domingo.
Vá-se preparando e, no sábado ou no domingo, ponha-se ao caminho e parta à descoberta das várias maneiras de confecionar e degustar a Echinoidea, de que apenas se comem as suas 5 gónadas, pois tudo o mais tem um sabor desagradável, nesta freguesia conhecida pela sua praia, mas também pela fertilidade agrícola e restauração.
Quanto ao excesso de peso, não se preocupe pois a obesidade, adulta ou infantil, não é risco que se corra quando a alimentação tem na base um alimento saudável como o ouriço-do-mar. alimento
Programa da Mostra Gastronómica Ouriços-do-mar
No sábado, o programa acontece entre as 11h00 e as 22h00, com a mostra gastronómica e animação musical garantida por MetaSonora, Xico Malheiro & Raízes (grupo de música tradicional portuguesa).
No domingo, o programa da Mostra Gastronómica de Ouriços-do-mar em Castelo do Neiva desenrola-se entre as 11h00 e as 19h00, com venda deste produto do mar e, entre as 15h30 e as 19h00, será vivida a Tarde de Folclore – Maresia 2023, que integra a comemoração do 48º aniversário do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.
Castelo do Neiva: praia, agricultura e gastronomia
A freguesia de Castelo do Neiva é terra de rio e de mar e conta com uma forte comunidade piscatória. O trabalho das gentes do mar é, ainda hoje, muito relevante para a economia local e para a divulgação da sua gastronomia muito ligada aos produtos endógenos.
Banhada pelo Rio Neiva a sul e pelo Oceano Atlântico a poente, e parte integrante do concelho de Viana do Castelo, com as freguesias de Chafé, onde se situa a famosa praia da Amorosa, a norte e a de São Romão de Neiva a nascente, a freguesia de Castelo do Neiva tem uma população que ronda os três mil habitantes.
Castelo do Neiva é terra com história e tradição, com uma costa das mais ricas do país em iodo e com uma gastronomia de excelência, sendo a mesma virada para os peixes e mariscos, da costa, mas sem esquecer a carne resultante da agricultura tradicional.
Esposende e Viana do Castelo cooperam na recuperação e valorização do Rio Neiva
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Mais de 1000 treinadores de futebol e futsal em Viana do Castelo
Do Minho até Fátima 5 cidades com charme para turismo em carrinhas
5 dos melhores locais religiosos para visitar no Norte de Portugal
Top 6 locais para visitar em Portugal nestas férias de verão
‘Cocktail tóxico’ faz retroceder luta contra a fome no mundo