Pub
Mais de 1.000 treinadores de futebol e futsal portugueses e alguns estrangeiros encontram-se, em Viana do Castelo, em congresso, no Centro Cultural de Viana do Castelo. O Fórum ANTF – Associação Nacional de Treinadores de Futebol 2023, que conta com a participação de alguns dos treinadores de futebol e futsal de maior relevo nacional e internacional, decorre ao longo de dois dias, 20 e 21 de março.
Paulo Bento, Leonardo Jardim, Domingos Paciência, Artur Jorge, Teresa Jordão e Rui Águas são alguns dos intervenientes neste fórum organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, com o apoio da Câmara Municipal.
O Programa do evento conta com os mais diversos painéis e comunicadores. Desde logo, o painel Treino de Futebol e Futsal em Regime de Alto Rendimento, a conferência A Arte de Comunicar, as palestras A Ponta de Lança no Futebol e Tratamento de Lesões no Futebol e Futsal, bem como diversos workshops relacionados com a prática do desporto-rei.
O evento iniciou com um minuto de silêncio em homenagem a Rui Nabeiro, falecido a 19 de março e patrocinador e amigo da ANTF “há vários anos” e empresário com reconhecido empenho na área social.
Fórum decisivo e marcante para a formação de treinadores
“Estamos em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto, e a escolha de Viana do Castelo para realizar este fórum foi estratégica porque aqui vamos ter cerca de 400 acontecimentos desportivos ao longo do ano. Viana vai acolher eventos dedicados ao desporto no feminino, eventos de desporto adaptado e desporto informal, e também eventos de reflexão e debate como este fórum”, disse o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
Para lá disso, “este é um fórum muito decisivo e muito marcante naquilo que é a aprendizagem e formação contínua dos treinadores de futebol em Portugal”, realçou ainda.
Treinador, uma profissão exigente
“Esta profissão é das mais exigentes da sociedade. Os treinadores estão em permanente avaliação por parte de quem está sentado na bancada do estádio ou pavilhão. O escrutínio é feito por vários setores da sociedade, até pela comunicação social. É das profissões que mais se submetem à avaliação geral e um treinador vai muito mais além do plano técnico, é um orientador, um formador, um pedagogo”, assumiu o governante.
Governo preocupado com igualdade de género no futebol
João Paulo Correia apelou ainda ao combate à desigualdade no desporto em geral, no futebol em particular. “O futebol tem hoje cerca de 212 mil praticantes e este número deve-se muito ao crescimento do número de praticantes femininas. No entanto, só 15% dos treinadores são mulheres, estamos longe da média europeia. Portugal tem de chegar, até 2030, à média europeia no número de praticantes, árbitras e treinadoras”, revelou, considerando que “esta é uma missão que nos envolve a todos”, já que “o caminho que temos pela frente convoca-nos a todos na luta pela desigualdade”.
Formação e competência, qualidades dos treinadores de futebol
O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, indicou já ter tido oportunidade de participar em várias sessões de abertura do fórum, revelando que “o crescimento tem sido excelente” e que “este ano, contarem com mais de 1.000 inscritos é uma demonstração da vitalidade da ANTF”, considerando que “este é um espaço privilegiado de partilha e conhecimento”.
“Hoje, com toda a justiça, o treinador português tem o reconhecimento devido. São verdadeiros formadores, amigos, pais, pedagogos, fonte de inspiração e exemplo de vida”, frisou.
Também o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro, indicou que “este fórum, mais uma vez, demonstra a vitalidade, a dimensão e a importância da ANTF”, já que “a evolução e formação dos nossos agentes desportivos é fundamental”.
Por sua vez, o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, mostrou-se feliz com a casa cheia de mais de um milhar de participantes neste Fórum ANTF, porquanto “é a nossa formação, a competência, a ambição, a procura incessante de conhecimento” que ali se evidenciam.
Desporto e educação, pilares do desenvolvimento de Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto
Ainda na cerimónia de abertura do Fórum ANTF, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou ser “um privilégio” para Viana do Castelo “receber um evento que tem a ver com dois dos pilares da nossa estratégia de desenvolvimento, a educação e o desporto, que são também o garante da coesão social no nosso território”.
“O futebol deu um salto qualitativo na projeção da modalidade e do país que é hoje reconhecido mundialmente”, afirmou, dizendo que a ANTF “tem tido preocupação e trabalho na evolução e valorização da profissão, projetando-a com excelência”.
“Somos Cidade Europeia do Desporto e, para isso, fomos ambiciosos e quisemos impactar o concelho. Atualmente, mais de 10% da nossa população pratica atividade desportiva. Queremos chegar ao fim deste ano com mais visibilidade, mais desportistas, mais hábitos de vida saudável. Já vamos em 400 eventos previstos para este ano e queremos chegar ao final de 2023 com muitos, muitos mais. Queremos ser, em 2023, a meca do desporto”, vaticinou o autarca. De facto, os números atuais da Cidade Europeia do Desporto são verdadeiro sucesso e ultrapassam as expectativas iniciais de envolverem mais de 250 mil atletas.
Fórum ANTF certificado pelo IPDJ e pela UEFA
O Fórum da ANTF é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. Trata-se de um evento formativo certificado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos.
Imagem: MVCT
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Futebol Clube Landim venceu Taça do Minho em Futsal Feminino
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.