Municípios estabelecem protocolo para intervenção ao longo de uma extensão de dez quilómetros
Esposende e Viana do Castelo cooperam na recuperação e valorização do Rio Neiva

Pub
Esposende e Viana do Castelo formalizaram, esta segunda-feira, 26 de abril, um protocolo de cooperação com vista à execução do Projeto de Limpeza e Valorização do Rio Neiva.
Com um investimento estimado a rondar os 700 mil euros, o projeto prevê a intervenção ao longo de uma extensão de dez quilómetros, considerando os troços das duas margens, e contempla a caracterização geral da área envolvente do rio, a identificação e caracterização do património edificado existente ao longo da margem, a identificação e caracterização da fauna e da flora, com particular ênfase na marcação dos locais onde se detete a presença de espécies invasoras.
Além do diagnóstico, constituem também grandes eixos do projeto, numa fase posterior, a naturalização dos percursos pedestres ao longo do rio, a limpeza e erradicação de invasoras, a estabilização de troços da margem do rio com recurso a técnicas de engenharia natural, a implementação de medidas que visem o usufruto sustentável dos espaços e, naturalmente, o envolvimento da comunidade em todo o processo como forma de sensibilização e educação para a valorização do Rio, como assinalou o projetista Pedro Teiga, a quem coube a apresentação do projeto. A sessão realizada na Casa da Música de Antas, Esposende, contou também com a presença do vice-presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, das Diretoras Regionais da ARH Norte e da Direção de Áreas Protegidas do Norte, Inês Andrade e Sandra Sarmento, respetivamente, bem como dos presidentes das Juntas de Freguesia de Antas, Forjães, Castelo de Neiva e de Alvarães.
Rio Neiva, recurso extraordinário que importa proteger e valorizar
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, afirmou estar perante “um dia histórico”, que constitui o “pontapé de saída para a valorização de um dos mais belos rios do país”. Aludindo ao histórico de cooperação entre os dois municípios, o autarca de Esposende vincou que os une uma saudável relação de amizade e a vontade mútua de desenvolvimento dos respetivos territórios, não num contexto de competição mas de complementaridade. “Partilhamos interesses comuns, fronteiras, recursos e pontos de vista sobre o território”, referiu Benjamim Pereira, considerando, pois, natural este projeto de cooperação para valorizar este recurso hidrográfico que delimita os dois municípios e que se insere no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Para o presidente da autarquia de Esposende, o rio Neiva é “um recurso extraordinário” que importa valorizar, constituindo “um ativo turístico, desportivo, ambiental e cultural” da maior relevância. Manifestou-se, assim, certo de que este projeto terá repercussões positivas a vários níveis, entre os quais, numa fase subsequente, também na vertente da Cultura/Património, numa perspetiva de reabilitação vernacular, nomeadamente azenhas e engenhos.
Esposende e Viana do Castelo em sintonia na execução deste projeto
Partilhando do entusiasmo de Benjamim Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, referiu que, tal como sucedeu no passado noutros projetos de cooperação, os municípios estão em perfeita sintonia e fortemente empenhados na execução deste projeto, que, para além da limpeza e valorização do rio Neiva, “vai dar resposta a um conjunto de problemas”.
O projeto integra várias medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, previstas na Lei da Água e pretende contribuir para a implementação da Diretiva Quadro da Água, como realçou o Vice-presidente da APA, afirmando que importa adaptar o rio para enfrentar as mudanças resultantes das alterações climáticas.
Cooperação anterior na requlificação da Ponte do Sebastião
Pimenta Machado enalteceu a cooperação estabelecida entre os municípios de Esposende e de Viana do Castelo, ao abrigo da qual já foram concretizados projetos de grande valia, apontando, a título de exemplo, a ponte pedonal que liga Antas a Castelo do Neiva inserida no percurso da Ecovia Litoral e executada pela Polis Litoral Norte.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 1) M VCT, 2) M EPS
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Nos próximos tempos ‘a política nacional será determinada pela força da esquerda para conseguir as soluções para o país’
Emprego, habitação, clima e cuidados sociais: preocupações maiores na XII Convenção do Bloco de Esquerda

PR também se deslocou ao Clube Náutico de Gemeses, Laticínios das Marinhas e Sociedade Agrícola Carreira Gonçalves assim promovendo as potencialidades económicas do território
Marcelo visita Esposende e aponta Loja Social como exemplo a seguir

Projeto BioGenoma Africano procura financiamento para preservar biodiversidade e agricultura do Continente
África quer sequenciar todo o seu biogenoma

Evento científico e pedagógico de referência, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade dirige-se à comunidade educativa e público em geral, com destaque para crianças e famílias
BioBlitz em Serralves: à descoberta da natureza

2ª fase do programa ‘Edifícios Mais Sustentáveis’ avança com 30 milhões adicionais para ‘a mobilização de todos’
Governo relança programa de eficiência energética em habitação própria

Procedimento decorre online, mas em caso de necessidade os encarregados de educação poderão recorrer ao atendimento presencial
Esposende abre candidaturas para ação social e transporte escolar
Comente este artigo
Only registered users can comment.