Pub
Braga e seis outros municípios portugueses assinaram a Declaração Europeia das Cidades Circulares. Este Relatório – Circular Cities Declaration 2022 – dá a conhecer as actividades, estratégias e acções da comunidade de núcleos urbanos aderentes à implementação da estratégia ali definida. Guimarães, Porto, Torres Vedras, Évora, Loures e Albergaria-a-Velha são as demais cidades circulares portuguesas que, além de Braga, integram este compromisso que reúne 40 signatários de vários países europeus. Estas cidades comprometem-se a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular, tornando Portugal no país com mais municípios signatários.
A Circular Cities Declaration 2022 recorda que Braga desenvolveu, no ano transacto, um Diagnóstico para a Economia Circular no Concelho, onde apresenta as boas práticas e iniciativas locais.
Entre as principais acções do Município, estão:
- a estratégia de valorização de biorresíduos, em que os cidadãos deverão separar os resíduos orgânicos e colocá-los em sacos que são depositados nos contentores da AGERE mas, sendo facilmente distinguíveis serão encaminhados para a compostagem em vez de depositados em aterro;
- o projecto Cuidar Braga – de incentivo à valorização da biomassa proveniente da agricultura e da silvicultura, em substituição da sua queima, tendo sido colocado à disposição da população um serviço de biotrituração da matéria vegetal -; e
- o trabalho realizado com as Eco-Escolas que têm vindo a aumentar no Concelho, envolvendo alunos nas temáticas ambientais, além da aposta crescente nas hortas urbanas comunitárias que já existem em muitas das freguesias, de forma a que os cidadãos possam produzir alguns dos seus alimentos.
Para a cidade de Braga há, no entanto, que sinalizar ainda a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, evento que tem realizado desde 2014; a oferta de mais de 600 compostores, nomeadamente a escolas e IPSS, mas também a cidadãos, através das Juntas de Freguesia, e as sessões realizadas nas escolas sobre os temas compostagem, resíduos em geral e economia circular em particular, nomeadamente a formação de docentes que se realizou no passado dia 4 de Março.
Destaque ainda para o Workshop que está previsto para os dias 18 e 25 de Março e 13, 20 e 27 de Maio, para o mesmo público, sobre construção de móveis e utensílios em cartão. Há ainda a referir os cerca de 1600 ecopontos, obtidos pela CIM Cávado através de um financiamento europeu, que foram distribuídos pelos cidadãos, IPSS, escolas e residências universitárias.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Braga ‘no pódio das cidades europeias com melhor qualidade de vida’
A felicidade de estar vivo através d’ ‘As Cidades Invisíveis’
Os Coletes Amarelos. Os ‘Blusões Azuis’. Os bloqueios. As cidades!…
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.