Braga, Ovar, Porto, Vieira do Minho e Vila Nova de Gaia são cidades com destinos de eleição

5 dos melhores locais religiosos para visitar no Norte de Portugal

5 dos melhores locais religiosos para visitar no Norte de Portugal

Pub

 

 

Repleta de história e maravilha natural, a região Norte de Portugal é o lar da importante e antiga cidade de Braga, localizada muito perto da Peneda-Gerês, o único parque nacional de Portugal, uma bela área selvagem de montanhas, desfiladeiros, recursos hídricos e vida selvagem. Muitas aldeias pitorescas e casas senhoriais pontuam o campo. Por sua vez, a cidade do Porto, o centro urbano que deu nome ao país, dista apenas cerca de 50 quilómetros da cidade de Braga. Numa e noutra, mas também em diversas outras localidades da região, situam-se alguns dos melhores locais religiosos para visitar.

Refira-se que duas áreas da região a visitar são Património Mundial da UNESCO: a Região vitivinícola do Alto Douro e a arte rupestre paleolítica do Vale do Côa.

A julgar pela beleza, valor arquitetónico ou originalidade, damos-lhe a conhecer 5 dentre os mais belos locais religiosos do norte de Portugal, onde, atendendo à tradição de uma forte ligação cultural do país com a religião, poderá encontrar uma miríade de belas igrejas e mosteiros.

Estas são, então, algumas das mais bonitas igrejas do Norte de Portugal:

1. Santuário de Bom Jesus do Monte (Braga)

Este Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO em Braga distingue-se de outras igrejas em Portugal devido à sua extraordinária envolvente e construção.

O Bom Jesus do Monte é um Santuário Católico e cenário arquitectónico e paisagístico que inclui uma igreja, uma grande escadaria que serve de Caminho da Cruz, e até mesmo uma floresta. Entre outros, o local inspirou a construção do Santuário nossa Senhora dos Remédios em Lamego.

santuário do bom jesus - barroco - braga - cidade - religião - ícone reliogo - arquitectura - património - cultura - we braga -  locais religiosos - espiritualidade

2. Capela de Nossa Senhora da Lapa (Vieira do Minho)

A Capela de Nossa Senhora da Lapa, construída nos anos 60 do século passado, situa-se perto do Gerês, na colina de Penamourinho, na freguesia de Soutelo. Destaca-se pelo facto de ter sido construída dentro de uma gruta numa grande colina e ser um dos santuários mais importantes da Europa.

Reza a lenda que a Virgem Maria apareceu a uma jovem pastora. A devoção levou a peregrinações que motivaram a construção da pequena capela.

3. Capela do Senhor da Pedra (Vila Nova de Gaia)

A apenas 12 quilómetros do Porto, na praia de Miramar, em Gulpilhares, encontra-se a única Capela do Senhor da Pedra, que nas manhãs enevoadas parece flutuar sobre a areia.

Criada em 1686 numa rocha junto ao oceano, as suas origens residem num culto pagão que existia entre os povos pré-cristãos que veneravam os seus deuses na natureza.

O templo viria a ser convertido ao cristianismo, mantendo o encanto da sua localização e dando origem a uma das mais tradicionais peregrinações de Vila Nova de Gaia, que se realiza todos os anos na festa dominical da Santíssima Trindade.

4. Igreja de Santa Marinha de Cortegaça (Ovar)

Os académicos acreditam que esta igreja remonta, pelo menos, a meados do século XII. É conhecida pelos seus magníficos azulejos azuis e brancos representando São Pedro, São Paulo, São João Bosco, São Francisco de Assis, o Sagrado Coração de Jesus e o Coração de Maria que revestem o edifício arquitetónico rico e decorado. A fachada da igreja é considerada uma das mais impressionantes de Portugal.

5. Igreja de Santo Ildefonso (Porto)

A Igreja de São Ildefonso, ou Santo Ildefonso, no Porto, é um exemplo do domínio artístico que domina a maioria das igrejas portuguesas. Reconstruída na primeira metade do século XVIII, a fachada é composta por duas torres sineiras com cornijas e as suas paredes são revestidas em azulejos pintados por Jorge Colaço, ilustrando cenas da vida de São Ildefonso.

Os destaques incluem o retábulo rococó em placa dourada barroca e os altares laterais neoclássicos.

porto - vila nova de gaia - locais religiosos - cidades - porto - braga - vieira do minho - ovar - cortegaça - santo ildefonso - igrejas - mosteiros - barco rabelo - turismo -  locais religiosos - espiritualidade

Imagens: DR

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

A arte como via de conexão com o infinito

Yeshua: conhecer o Jesus histórico

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Publicidade (promoções temporárias e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Contacte-nos para situações especiais.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Jesuítas da Moura celebram em livro uma doce história

‘Lugares com História’ atribuído a 43 estabelecimentos de Guimarães

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.