Domingos Pereira abandona Câmara de Barcelos

Domingos Pereira abandona Câmara de Barcelos

Pub

 

Domingos Pereira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos eleito pelo movimento Barcelos Terra de Futuro (BTF), abandona a autarquia depois de o Tribunal da Relação de Guimarães ter confirmado a prévia sentença do crime de corrupção passiva agravado por parte do autarca, revelam notícias publicadas pelo site de notícias Diário de Barcelos e confirmadas pelo jornal Barcelos Popular. José Paulo Matias, também do BTF, deverá substituir Domingos Pereira no executivo municipal barcelense, mas esta informação ainda não é oficial.

Domingos Pereira com perda de mandato

De modo contrário ao anteriormente acontecido, aquando da sentença de condenação em primeira instância, Domingos Pereira irá suspender o mandato de vereador. O político barcelenseex-deputado do Partido Socialista – está sujeito, pelo Tirbunal da Relação de Guimarães, a uma pena de prisão de dois anos e dois meses, suspensa com o pagamento de uma multa e perda de mandato como vereador da Câmara Municipal de Barcelos.

O anúncio da suspensão aconteceu na madrugada da última quarta-feira, 8 de março, após reunião com os elementos do movimento BTF, revela o Barcelos Popular. De acordo com esta publicação, Domingos Pereira garante ter apoio dos parceiros da coligação Barcelos Mais Futuro, constituída pelos núcleos locais do PSD e CDS liderados por Mário Constantino, com quem formalizou uma aliança para governar a Câmara Municipal, bem como dos membros do seu movimento cívico.

Ex-vice-presidente da Câmara de Barcelos afirma-se inocente e de consciência tranquila

Para a suspensão da pena, Domingos Pereira terá de doar 5 mil euros a uma instituição. Os 10 mil euros em questão neste caso serão também dados como perdidos a favor do Estado.

O ex-vice-presidente irá recorrer “até onde puder”, uma vez que se considera inocente, revela o Diário de Notícias, através da LUSA, uma vez que afirma não ter cometido “crime nenhum” e estar de “consciência completamente tranquila”.

A recontada história do envelope

Em causa está o recebimento pelo de um envelope contendo 10 mil euros que seria destinado a pagar a contrapartida pela admissão de um jovem como funcionário da Câmara de Barcelos, filho de Maria José Figueiredo – também ela condenada a um ano e meio de prisão com pena suspensa -, mas que acabaria por não ser contratado nem o mesmo ou o seu conteúdo sido devolvido à corruptora. Os factos aconteceram ao tempo em que Domingos Pereira fora vice-presidente da autarquia então liderada por Miguel Costa Gomes entretanto penalizado eleitoralmente devido ao envolvimento no processo Teia.

Caminhar pela ‘Rota do Turismo Industrial’ de Barcelos

António Vilela perde mandato do Município de Vila Verde

Pub

Categorias: Comunidade, Justiça, Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.