Caminhar pela ‘Rota do Turismo Industrial’ de Barcelos

Caminhar pela ‘Rota do Turismo Industrial’ de Barcelos

Pub

 

 

A capital do artesanato vai inaugurar a “Rota do Turismo Industrial”, atividade integrante do programa anual Touring Barcelos. Esta visita guiada tem lugar a 25 de março, a partir das 14h00, e conta com a participação de várias indústrias de Barcelos. Numa delas – AVianense -, mais conhecida do grande público, poderá ficar a conhecer o processo de fabrico dos famosos chocolates desta indústria chocolateira com tradição em todo o Portugal.

Esta rota, agora lançada pelo Município de Barcelos, é composta pela visita a esta que é umas fábricas de chocolate mais famosas em território nacional – AVianense -, que depois de uma história quase centenária em Viana do Castelo se situa agora em Durrães, e por uma visita adicional à Lactolax, indústria no setor de produção de leite, na freguesia de Creixomil, e tem como objetivo dar a conhecer os processos de fabrico de cada uma destas indústrias.

Para participar nesta atividade, de caráter gratuito, as inscrições são obrigatórias e limitadas e devem ser realizadas para o Posto de Turismo de Barcelos através do 253 811 882 ou [email protected] a partir do dia 13 de março.

Touring Barcelos decorre entre março e novembro

A Câmara Municipal de Barcelos volta a apresentar o programa “Touring Barcelos”, que inclui 16 iniciativas a realizar entre março e novembro de 2023, visando promover e potenciar o património natural e cultural do concelho, muitas vezes situado fora das rotas turísticas habituais. Esta iniciativa insere-se no conjunto de ações criativas que promovem a descoberta identitária do concelho de Barcelos e constitui um fator complementar à oferta para todos os que escolhem Barcelos para passar férias ou simplesmente um fim de semana numa das muitas unidades de alojamento espalhadas pelo território.

Para além da interpretação dos argumentos diferenciadores do território, onde se inclui o turismo de natureza com o programa “Caminhar para conhecer Barcelos”, os vinhos, o turismo industrial, o turismo náutico e o turismo criativo, este programa promove o contacto com as gentes de Barcelos e permite a fruição do território em diversas perspetivas.

O destaque deste ano vai para uma atividade dedicada ao turismo industrial com a visita a duas unidades de produção industrial do território, e para o regresso do “trilho dos mosteiros beneditinos” que se realizará durante um dia inteiro.

As inscrições para a participação neste programa são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas ao número de lugares.

Abrem 10 dias úteis antes de cada atividade e podem ser efetuadas no Posto de Turismo ou através dos seguintes contactos: [email protected]; tel. 253 811 882.

Ações a desenvolver ao longo do ano:

Turismo de natureza ‘Caminhar para Conhecer Barcelos’ 

  • 18 março – Pelos trilhos do artesanato popular (8h30-13h00)
  • 16 abril – PR1 BCL – Pelos caminhos da chã de Arefe (8h30-13h00)
  • 20 maio – Pelos trilhos do monte de maio às terras de Teotónio da Fonseca (8h30-13h00)
  • 17 junho – Trilho dos mosteiros beneditinos (8h30-17h00)
  • 15 julho – Trilho do melão casca de carvalho (8h30-13h00)
  • 16 setembro – PR2 BCL – No trilho do monte d’Assaia às terras de D. António Barroso  (8h30-13h00)
  • 7 outubro – Trilho do galo assado à moda de Barcelos  (8h30-13h00)
  • 12 novembro – PR3 BCL – Pelos trilhos do monte do Facho   (8h30-13h00)

Turismo náutico e observação da natureza

  • 27 de maio – Passeio de barco no rio Cávado (9h00 – 10h15 | 10h15 – 11h30)
  • 30 setembro – Passeio de barco no rio Cávado (14h30 – 15h45 | 15h45 – 17h00)

Gastronomia e vinhos

  • 11 março – Rota criativa do vinho e da vinha – 14h00
  • data a definir – Experiência de vindima tradicional em quinta de vinhos de Barcelos – 14h00
  • 4 novembro – Rota criativa do vinho e da vinha – 14h00

Turismo criativo

  • 27 setembro (dia mundial do turismo) – Percursos pelo mundo maravilhoso do Figurado de Barcelos – 10h00 e 14h30
  • 28 outubro – Barcelos Mágico, visita teatralizada – 21h00

Turismo industrial

  • 25 março – Rota do turismo industrial – 14h00

Caminhar para Conhecer Barcelos – Vinho e Artesanato complementam Turismo Industrial neste mês de março

Neste mês de Março, o programa Touring Barcelos contempla ainda duas caminhadas, mas as mesmas encontram-se com a inscrições esgotadas, dado o sucesso que tem conquistado junto do público.

Rota Criativa do Vinho e da Vinha (esgotado)

Realiza-se no dia 11 de março mais uma edição da Rota Criativa do Vinho e da Vinha.

Esta atividade faz parte do programa anual Touring Barcelos e encontra-se inserida no programa da Semana Gastronómica do Galo, que tem lugar de 10 a 19 de março, e que conta com a participação vários restaurantes de Barcelos.

Esta rota é composta pela visita à Quinta de Sant’Iago Mayor  (Vinhos Zarague), em  Vila Seca, seguindo-se a visita à Quinta do Barco, em Manhente,  dois espaços vinícolas do concelho.

Para participar nesta atividade, as inscrições são obrigatórias e limitadas e devem ser realizadas para o Posto de Turismo de Barcelos, através do 253 811 882 ou [email protected].

Pelos Trilhos do Artesanato Popular (esgotado)

O programa “Caminhar para conhecer Barcelos” regressa, em 2023, já no próximo dia 18 de março, com o percurso “Pelos trilhos do Artesanato popular”.

É uma caminhada com cerca de 10 km, de tipologia circular, rica em património cultural e ambiental que calcorreia as freguesias de Igreja Nova, Oliveira e Lama, as duas últimas em especial muitas ricas em cerâmica terracota.

Com o dia mundial do artesão (19 de março) como mote, este trajeto percorrerá alguns caminhos na envolvência do Monte do Facho, que muitos apontam como a origem da tradição olárica barcelense.

As inscrições abrem no dia 6 de março.

São obrigatórias e limitadas em: [email protected] ou tel. 253 811 882.

O mundo Bio chegou à fabricante de chocolates Avianense

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital - portugal - país - mundo - 1ª página - ensino - alunos - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - mulher - mulheres - sociedade - dia internacional da mulher - igualdade - desigualdade - meninas - meninos - rapaes - raparigas - cultura - mudança - transformação

Imagem: MBCL

Por que razão engordamos?

Pub

Categorias: Agenda, Barcelos, Cultura, Turismo

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.