Pub
No seguimento da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho último, a Câmara Municipal da Trofa aprovou esta quinta-feira, 17 de junho de 2021, em Reunião de Câmara, diversas iniciativas relacionadas com a energia solar e a sutentabilidade ambiental.
Dentre estas, destaque-se o novo Parque Solar que vai abranger 30 ha, dos quais 10 ha serão reservados à colocação de painéis fotovoltaicos e 105 m2 à respetiva estação complementar. A medida surge na linha da promoção da sustentabilidade, mas também da angariação de investimento para o território estando a decorrer o processo de instalação na freguesia de Alvarelhos.
O espaço entre a área vedada e aquela utilizada pelos painéis é normalmente direcionada para atividades agrícolas, designadamente a polinização e apicultura. Todo o procedimento de licenciamento desta atividade de produçao de energia solar é da responsabilidade da Direção-Geral de Energia e Geologia.
PS Trofa contesta parque fotovoltaico
O PS – Trofa, através de Amadeu Dias, o atual candidato do partido à presidência do município trofense, veio entretanto manifestar o seu descontentamento e contestar a criação deste parque fotovoltaico, tendo “o interesse das populações” e a proteção do “ecossistema da zona”. Segundo refere, Sérgio Humberto, “o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, insiste na ocultação de projetos megalómanos com um tremendo impacto ambiental e paisagístico e na qualidade de vida das populações”.
O Partido Socialista considera que o projeto para a instalação da central fotovoltaica “destruirá o pulmão da Trofa, arrasando 66 hectares de mancha florestal, pondo em causa, durante décadas, a qualidade ambiental do Município e até da região”, protestando pelo facto de não haver “estudo de impacto ambiental conhecido”. Amadeu Dias e o PS – Trofa exigem, por isso, que o esclarecimento público do projeto, bem cono uma tomada de posição da Agência Portuguesa do Ambiente, bem como um esclarecimento adicional relativo a “eventuais conflitos de interesses de elementos do PSD – Trofa associados à gestão autárquica, uma vez que é pelo menos evidente um claro conflito de interesses do presidente de Junta da União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, potencial arrendatário do seu terreno, segundo declarações do próprio”.
Outras medidas de sustentabilidade ambiental
A autarquia trofense aprovou ainda mais uma etapa do Projeto Porto Solar Metropolitano que envolve vários municípios e entidades da Área Metropolitana do Porto e que vai permitir a colocação de sistemas fotovoltaicos (Unidades de Produção de Autoconsumo – UPAC), em alguns edifícios municipais.
Para já, este projeto vai envolver o Aquaplace – Academia Municipal da Trofa e a EB1/JI de Finzes, diminuindo a fatura energética e aumentando a neutralidade carbónica, indo assim de encontro do estipulado na Resolução do Conselho de Ministros nº. 107/2019, que aprovou o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), adotando o compromisso nacional de alcançar a neutralidade carbónica em Portugal até 2050, a qual se traduz num balanço neutro entre emissões de gazes, com efeito de estufa e o sequestro de carbono pelo uso do solo e florestas.
Na mesma Reunião de Câmara Municipal da Trofa foram ainda aprovadas as diligências para a aquisição de mais duas viaturas elétricas, com apoio financeiro do Fundo Ambiental em 50%, que se vão juntar às duas existentes e apresentadas à comunidade recentemente, num esforço de substituição da frota da Autarquia por veículos consumidores de formas de energia mais sustentáveis, representando um investimento total – em 4 viaturas – de 120 mil euros.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Markus Spiske/Unsplash
VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedro [email protected]
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.