Pub
A Confeitaria Vieira de Castro, onde começou a história do maior fabricante português de bolachas e amêndoas, a centenária Chapelaria Oliveira, que acaba de reabrir portas na Praça D. Maria II, e a recente pâtisserie Marupiu, são alguns dos trinta estabelecimentos comerciais de Vila Nova de Famalicão retratados na exposição “Comércio: Tradição & Modernidade” que será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, na Casa do Território, situada no Parque da Devesa.
A mostra, que estará patente até julho de 2021, pretende homenagear o comércio local famalicense e reconhecer o seu papel preponderante na construção e desenvolvimento do território ao longo dos último século.
“Comércio: Tradição & Modernidade” efetua viagem no tempo
Partindo de documentos, imagens e objetos, “Comércio: Tradição & Modernidade” leva o visitante a relembrar lojas tradicionais, algumas já desaparecidas, outras ainda em atividade, e estabelecimentos mais recentes que têm marcado a paisagem e economia contemporâneas da cidade.
Entre os estabelecimentos comerciais mais antigos, poderá encontrar alguns já extintos, cuja memória poderá reavivar e rever ou ficar a conhecer, contam-se a antiga Casa Malheiro, loja famosa pelos guarda-chuvas de sua produção que se situava no local onde atualmente se encontra o Arquivo Municipal famalicense, e o Restaurante Iris, um ex-libris da restauração nacional situado com entrada pela antiga bomba de gasolina junto ao stand automóvel da Renault. Poderá também encontrar outras que ainda permanecem em funcionamento, como a Confeitaria Moderna, que todos os famalicenses conhecem e se encontra bem no centro da cidade, e a Casa Marinheiro, renomada em todo o Minho pelos seus tecidos.
“Comércio: Tradição & Modernidade” leva também a conhecer o comércio contemporâneo e alguns dos novos negócios criados com o apoio da agência de investimento municipal “Famalicão Made IN” – as lojas “Geração Made IN” – como a Another Life.
Um livro de registo de vendas datado de 1970 da Confeitaria Vieira de Castro e um conjunto de utensílios dos anos 50 da Ourivesaria Cunha estão entre as dezenas de objetos expostos nesta exposição temporária sobre o comércio local, bem como recortes de jornais de época, cartazes publicitários, entre outros documentos.
Paulo Cunha, o presidente da Câmara Municipal, lança o convite a todos os famalicenses para que não percam a oportunidade de visitar a nova exposição temporária da Casa do Território: “[Esta mostra] reconhece e enaltece a importância que o comércio teve e ainda tem na vida da cidade e do concelho”.
Exposição com entrada livre e gratuita
“Comércio: Tradição & Modernidade” tem entrada livre e gratuita e pode ser visitada de segunda a quinta, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, e aos domingos, entre as 14h30 e as 18h30.
Imagens: MVNF
VILA NOVA, diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Obrigado.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.