VN Online | Festa de Teatro em Barcelos

Barcelos apresenta Festa do Teatro em onze freguesias

Começou este sábado, 2 de junho, a Festa do Teatro, iniciativa promovida pelo Município de Barcelos e realizada em parceria com A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. A decorrer ao longo de um mês, esta mostra do teatro vai contar com espetáculos de onze grupos teatrais barcelenses em onze diferentes freguesias do concelho.

.

.

A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos foi fundada 1976, em Barcelos. Fernando Pinheiro, professor, foi o seu primeiro encenador. Em Fevereiro de 1977, a Companhia apresentou a sua primeira peça – “Quadros Soltos”, no então Liceu Sá de Miranda, de Braga.

Em 1980 A Capoeira decide aderir à Milho Rei – Cooperativa Popular de Informação e Cultura de Barcelos, CRL, proprietária do Barcelos Popular, e transformar-se no seu Departamento de Teatro. Adota então os seus Estatutos e Regulamento Interno, os quais lhe concediam desde logo autonomia administrativa, orgânica e financeira. Contudo, chegados a 2001, A Capoeira decide a constituição de uma associação cultural do direito privado sem fins lucrativos, abandonando a associação que mantinham com a Milho Rei.

VN Online | A Capoeira - LogotipoDe então para cá, o desenvolvimento do trabalho d’ A Capoeira tem assentado numa estrutura profissional, no âmbito de um quadro funcional de flexibilidade, em que a Companhia desenvolve programas autónomos e, em simultâneo, apoia programas amadores autónomos quer em trabalho individual quer em conjunto, num quadro de complementaridade, tendo em consideração todo o potencial da sua Academia de teatro.

O Teatro de Balugas, teatro de artes performativas de Balugães, deu início à Festa do Teatro, com a apresentação da peça “Abaixo o Aeroporto en Rianxo”, na Casa do Povo de Pedra Furada, sábado, às 21h30. O certame prosseguiu no domingo, 3 de junho, às 16h00, com o TPC – Teatro Popular de Carapeços a levar à cena a “República de Mulheres”, na Casa do Povo Gândara do Neiva, em Aborim.

A “Festa do Teatro” prolongar-se-á até 1 de julho com a realização de espetáculos todos os fins-de-semana (ver programa abaixo).

Vila Nova Online | Município de Barcelos recupera e reconverte mMercado MunicipalO Município de Barcelos, como membro da Rede de Cidades Educadoras e no enquadramento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, defende a necessidade de “construir uma cidade que se relacione com o mundo e que garanta liberdade de fruir a informação e a cultura”, sendo que esta é uma iniciativa que vai precisamente ao encontro deste desiderato.

Com a realização da Festa do Teatro, o Município tem como objetivos promover e valorizar os grupos de teatro amador do concelho, bem como descentralizar o acesso à cultura, levando o teatro a várias freguesias do concelho e, simultaneamente, dinamizando diferentes espaços.

.

Programa

 

VN Online | festa do Teatro em barcelos

2 de junho, 21h30, Casa do Povo de Pedra Furada
“Abaixo o Aeroporto en Rianxo”, Teatro de Balugas

3 de junho, 16h00, Casa do Povo Gândara do Neiva, Aborim
“República de Mulheres”, TPC – Teatro Popular de Carapeços

8 de junho, 21h30, Centro Social e Paroquial de Vila Cova
“O Médico da Aldeia”, Grupo Cénico Lírio do Neiva

9 de junho, 21h30, Salão dos Bombeiros Voluntários de Viatodos
“O Genro Doutor”, Associação de Teatro Experimental dos Feitos

10 de junho, 21h30, Salão da Sede da Junta da UF de Sequeade e Bastuço (S. João e Sto. Estêvão)
“As Férias no Algarve”, Grupo de Teatro Amador Os Pioneiros da Ucha

16 de junho, 21h30, Centro Paroquial de Fragoso
“Entre a Flauta e a Viola”, Oficina de Teatro AVAI

22 de junho, 21h30, Salão Paroquial de Vila Seca
“Momentos de Paródia”, Teatro Neiva – Mó

23 de junho, 21h30, Centro Social de Recreio e Cultural da Silva
“Menina Júlia”, A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos

29 de junho, 21h30, Sede da Junta em Mariz
“À Procura de Maribel”, Grupo de Teatro Amador da Pousa – O Branselho

30 de junho, 21h30, Centro Paroquial de Pereira
“Os Malefícios do Tabaco e de outros vícios curáveis com riso”, Associação D’ Improviso – Artes do Espectáculo

1 de julho, 16h00, ACRA – Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira
“O Cliente Tem Sempre Razão”, Associação Amigos do Pato

.

.

Imagem de destaque: Cena de “Abaixo o Aeroporto en Rianxo” pelo Teatro de Balugas (Município de Barcelos; divulgação fb)

.

Outras imagens: Detalhe do Programa de Divulgação da Festa de Teatro (Município de Barcelos; divulgação) e Cena de “República de Mulheres”, pelo TPC – Teatro Popular de Carapeços (Junta de Freguesia de Aborim; divulgação fb).

.

Deixe um comentário