Na Associação Gerações, em Famalicão, os últimos dias contaram com um programa especial – a Semana da saúde oral, dos dentes e da boca –, uma iniciativa da Direção Técnica e Pedagógica de Daniela Silva e das educadoras de infância que prestam serviço nas três salas de Pré-Escolar da instituição.
Para que esta semana pudesse acontecer, a Associação Gerações teve a colaboração de uma equipa de 3 médicas dentistas lideradas por Rita Mendes. A deslocação à escola tinha como objetivo ensinar às crianças, todas elas entre os três e os seis anos, a necessidade de uma boa higiene oral.
Rastreio oral e divulgação de regras sanitárias a crianças da Gerações
As palavras iniciais da Drª. Rita Mendes na Gerações suscitaram muitas dúvidas e questões que foram prontamente esclarecidas. No fim, todas as crianças aprenderam quantos dentes têm na boca, o que devem comer e que alimentos devem evitar, como escovar os dentes e que tipo de pasta de dentes devem utilizar. Todas foram ainda alertadas para as situações em que devem ir ao dentista.
A Dr.ª Rita Mendes e as suas colegas realizaram também um rastreio oral a todas as 71 crianças do Pré-Escolar da Associação Gerações, concluindo que têm uma boa saúde oral, havendo apenas um ou outro caso de pormenor a corrigir. Para valorizar a participação das crianças, a equipa de médicas ofereceu a cada uma um autocolante e um kit alusivos à higiene oral, para colarem e utilizarem em casa.
Aprender a escovar os dentes no pré-escolar
No fim das sessões, numa grande festa e com muita alegria, todos escovaram os dentes em conjunto, com uma pasta dentífrica apropriada, corrigindo-se o que devia ser corrigido e elogiando aquilo que tinha sido bem feito. As crianças da Gerações premiaram também a equipa médica com desenhos alusivos ao acontecimento que representou para elas cada uma das sessões de saúde oral em que participaram.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Famalicão ‘InterAGE!’ com famílias de crianças e jovens portadores de necessidades especiais
FC Famalicão Empata a zeros e Pontua pela primeira vez na Luz
Escola Profissional CIOR reúne com empresas-âncora de Famalicão
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Hidrogénio e amónia verdes avançam transição energética em Portugal
‘Portugal for Ukraine’ congrega apoios a refugiados ucranianos