Aproximar pais e familiares de crianças e jovens portadores de necessidades especiais de estratégias e metodologias são objetivos de novo projeto do Centro de Recursos Educativos

Famalicão ‘InterAGE!’ com famílias de crianças e jovens portadores de necessidades especiais

Famalicão ‘InterAGE!’ com famílias de crianças e jovens portadores de necessidades especiais

Pub

 

 

Aproximar os pais e familiares de crianças e jovens portadores de necessidades especiais, promovendo a partilha de experências e dúvidas, mas também de estratégias e metodologias de ação são os objetivos do InterAGE!, um novo projeto Centro de Recursos Educativos de Famalicão (CREF).

A iniciativa arrancou na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, e surge da necessidade das famílias com filhos portadores de alguma condição de saúde específica interagirem com outras famílias com a mesma realidade. Partilharem dúvidas, estratégias e metodologias eficazes perante os desafios a que estão sujeitos diariamente é o objetivo dos encontros proporcionados pelo InterAGE!

Sob o mote O meu filho tem autismo, a primeira sessão do InterAGE! foi dedicada a este transtorno, tendo colocado à conversa vários pais com filhos com perturbação do espetro do autismo. Quando as crianças são identificadas como portadoras desta transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo, os pais ficam sempre perturbados e interrogam-se sobre como atuar. E agora? é, com frequência, a primeira questão que se coloca, desde logo sinal de busca de respostas para um problema sempre difícil de lidar.

Neta primeira sessão do InterAGE!, os pais presentes foram muito participativos e interventivos, saindo do encontro com um elevado grau de satisfação. Sentiram, ainda, um sentido de pertença a um grupo onde ‘todos falam a mesma língua’. Puderam, deste modo, tirar dúvidas sobre aquilo que mais os inquieta em relação às crianças da sua família com necessidades especiais em termos de inclusão social e, assim, perspetivarem de uma forma mais tranquila um futuro mais seguro. O balanço foi de tal forma positivo que ficou estabelecido que estes encontros passarão agora a quinzenais. No final de cada iniciativa será lançado um tema para abordar no encontro InterAGE! seguinte. Desta vez, O meu filho tem autismo reuniu cinco famílias, mas o objetivo, em futuras sessões, é chegar a muitas mais.

O projeto InterAGE! está, neste momento, a identificar famílias com filhos portadores de síndromes raras em Vila Nova de Famalicão para se reunirem numa sessão que será dedicada à temática O meu filho tem uma síndrome rara! E agora? É este o seu caso? Se sim, não deixe de entrar em contacto abreve trecho com o Centro de Recursos Educativos do Município de Famalicão. Caso o seu filho seja portador de qualquer outra situação enquadrável em necessidades especiais não deixe também de fazer a respetiva referenciação, pois poderá enquadrar-se numa outra temática e eventualmente beneficiar de outros tipos de apoios sociais.

Autismo e Nutrição

JYSK reabre a sua loja de decoração em Famalicão

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - 3.0 - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Conforto e aspecto natural – tendência de decoração para 2022

Imagens: JP

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Acessórios e mobiliário para uma casa elegante

Remodelar uma Cozinha: os melhores materiais para utilizar em bancadas

Dicas para planear uma casa de verão de pequena dimensão

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.