Pub
O Governo lançou esta quarta-feira, 8 de março, a plataforma digital ‘Portugal for Ukraine’, que visa congregar todas as respostas e ações em curso de apoio a pessoas que deslocadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.
A plataforma governamental, disponível no endereço PortugalforUkraine.gov.pt, contém informação e contactos relacionados com o acolhimento e integração em Portugal, a nível de transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação, permitindo a todos os cidadãos deslocados da Ucrânia, que assim o desejem, preparar a sua viagem até ao nosso país.
De acordo com o gabinete da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a plataforma ‘Portugal for Ukraine’, cujos conteúdos se encontram disponíveis em português e inglês, devendo nos próximos dias existir igualmente uma versão em ucraniano, integra “uma lista de perguntas e respostas que contêm informações gerais e informação útil sobre a vinda para Portugal e o acolhimento no país, incluindo um questionário automatizado que direciona o pedido/oferta de ajuda para a entidade melhor preparada para dar resposta ao problema apresentado”.
Portugal, acentua ainda o Governo, encontra-se disponível para acolher todos os cidadãos deslocados da Ucrânia que necessitem de proteção internacional e que cheguem a território nacional, tendo já concedido, desde o início do conflito, mais de 5.000 pedidos de proteção temporária. Aos requerentes de proteção temporária solicitada através do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é atribuída, de forma automática, autorização de residência por um ano, que pode ser prorrogada duas vezes por um período de seis meses.
Imagens: Gov
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.