José Milhazes, o especialista em história da Rússia habitual comentador da SIC Notícias, vai apresentar, a 22 de abril, na Biblioteca Diana Bar, na Póvoa de Varzim, o seu mais recente livro intitulado A mais breve História da Rússia, leitura essencial para ajudar a compreender a guerra que atualmente se desenrola na Ucrânia, após a invasão deste país por aquele que a intitula uma ‘operação militar especial‘.
Nesta obra, o autor propõe uma fascinante viagem que atravessa séculos e séculos da história, cultura e civilização russas, desde os primórdios dos povos eslavos vários séculos antes de Cristo até à atualidade, com Vladimir Putin.
Incluindo dezenas de fotografias e mapas, em A mais breve História da Rússia é possível ficar a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos desta grande nação em permanente devir.
Uma breve biografia de José Milhazes
José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses, entre os quais o Observador, onde colabora habitualmente. Em 2008, doutorou-se com a tese Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas no Movimento dos Dezembristas na Rússia.
Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual se destaca As Minhas Aventuras no País dos Sovietes (2017) e Os Blumthal (2019), mas também Do Porto ao Gulag . A viagem secular de uma família portuense no Império Russo-Soviético e Cunhal, Brejnev e o 25 de Abril. Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Famosa Ourivesaria Tavares da Póvoa de Varzim celebra 100 anos
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria