‘Requiem’ de Mozart apresentado pela Banda de Lousada em Freamunde

‘Requiem’ de Mozart apresentado pela Banda de Lousada em Freamunde

Pub

 

 

Paços de Ferreira vai dar a ouvir o Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburg, 1756 – Viena, 1791), uma das mais belas e talvez a mais popular entre todas as obras do género, a 1 de maio. O concerto, promovido pela Rota do Românico, irá ser apresentado na Igreja do Divino Salvador de Freamunde, em Paços de Ferreira, pela Banda de Música de Lousada, sob a direção artística de Carlos Silva.

O Requiem, a inacabada última obra de Mozart, está envolto num ambiente que nos conduz para o mistério num processo construtivo de sequência artística e estética. Iniciada em 1791, numa fase de fragilidade física do compositor, podemos considerar esta criação como um derradeiro sopro musical descrito na partitura no seu leito de morte, sendo concluída pelo seu amigo e discípulo Franz Sussmayr (1766-1803).

Na transcrição para banda de Jorge Campos que será apresentada pela Banda de Música de Lousada em Freamunde, a Rota do Românico propõe um ícone da história da música ocidental, revestido dos timbres das várias famílias dos sopros, madeiras e metais, salvaguardando os timbales, coro e solistas da partitura original, desafiando, assim, o ouvinte a descobrir diferentes formas de fazer sentir. A interpretação do Requiem de Mozart conta também com a participação do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, o Coro Audivi Vocem e o Vocal Art Ensemble, complementados pelas vozes de Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo, sob direção de Sílvio Cortez e Hélder Bento.

A entrada neste concerto é gratuita, mas condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada.

Este concerto da Banda de Música de Lousada em Freamunde, promovido pela Rota do Românico, enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Património | Igreja de Santo Isidoro no Marco de Canaveses alvo de obras de conservação e salvaguarda

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

A Capela de Nossa Senhora do Loreto e a catedral românica do bispo D. Pedro de Braga

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Barcelos Vila Condal

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.