Pub
Desumanização, a peça de teatro baseada no romance homónimo de Valter Hugo Mãe, vais ser levada à cena no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves (CCMVA), no concelho de Santo Tirso, a 18 de novembro, pelas 21h30, pelo Teatro Art’Imagem.
Versão cénica da obra-prima com o mesmo nome – Desumanização – é uma versão do consagrado e multipremiado escritor português, que conta no seu currículo com o prémio literário José Saramago. Estreada em 2020, com dramaturgia de José Pedro Pereira, a peça levada ao palco do CCMVA conta com com direção e encenação de José Leitão, fundador e diretor da companhia Teatro Art’Imagem.
Desumanização questiona os limites da humanidade
Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea.
Esta obra maior de Valter Hugo Mãe, é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia. A encenação, tal como a obra, vai à Islândia buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.
No seu blogue Percursos Literários, a autora Isa Ueda destaca sobre o livro que “A Desumanização é uma história lindíssima, com os fiordes islandeses como pano de fundo (e até como personagem), contada por Halldora, uma menina pré-adolescente, que perdeu a sua irmã gémea, Sigridur, sobre a ingenuidade da infância em oposição à brutalidade da realidade. É muito focada na dor, no sofrimento, na desorientação, na fuga, na tristeza, na perda, no luto, na morte”. Tantas vezes, afinal, aquilo por que todos nós passamos na vida pois ao contrário do que se gostaria os bons sentimentos, como a alegria e o amor são apenas uma pequena parte do que vivemos, talvez nem sempre mesmo o mais relevante.
Entrada gratuita mediante reserva ou levantamento do bilhete na hora anterior ao espetáculo
O espetáculo tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete. A bilheteira do CCMVA abre uma hora antes do espetáculo. Reservas através do telefone 252 870 020 ou do email [email protected].
Imagens: TAI
Uma visita de 15 dias aos Açores pela mão de José Pedro Castanheira vence prémio literário em Braga
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Nova clínica pediátrica ‘Sonhei-te’ abre portas em Famalicão
Joias preciosas da atualidade com ‘look’ glamoroso e elegante
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
‘Serei sempre o teu abrigo’ é nova obra ilustrada de Valter Hugo Mãe
Valter Hugo Mãe coordena nova coleção de poesia ‘elogio da sombra’
‘Homens Imprudentemente Poéticos’, de Valter Hugo Mãe – um livro muito visual e de uma enorme beleza
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.