Atendimento aos municícipes, mobilidade, empreendedorismo e tradição artesanal contempladas neste conjunto de investimentos

Póvoa de Varzim inaugura infraestruturas essenciais às populações

Póvoa de Varzim inaugura infraestruturas essenciais às populações

Pub

 

 

Este sábado, a Póvoa de Varzim viu serem inauguradas os renovados Centro de Atendimento Municipal, Centro Coordenador de Transportes e Centro Póvoa Empresas. De uma assentada só, Aires Pereira, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, estreia 3 infraestruturas públicas essenciais ao bem-estar da comunidade poveira em geral e que agora se encontram em melhores condições para servirem os poveiros.

Centro de Atendimento Municipal

Desde logo, o novo Centro de Atendimento Municipal, que orçou em 2,9 milhões de euros, representa, nas palavras do autarca, “uma nova era – de maior proximidade com a comunidade e de grande aposta na modernização administrativa e inteligência urbana”.

A este respeito, Aires Pereira considerou mesmo que o CAM passa agora a ser a principal ligação com o mundo exterior por duas razões. Primeiro, porque é um canal de acesso aberto ao Metro e uma importante ligação da cidade à Área Metropolitana do Porto e ao aeroporto de Pedras Rubras. E, em segundo lugar, porque introduz uma forma mais eficiente de trabalhar e mais aberta de comunicar com o público, graças à aposta na digitalização e na desburocratização. “O processo ‘no paper’ está em curso e ficará concluído este ano, assim como a desmaterialização dos processos, que fortalecem a identidade da Póvoa de Varzim enquanto smart city“, referiu o autarca. Uma outra novidade em fase de conclusão é “a app do CAM, que permitirá a todos os munícipes acederem aos serviços de atendimento, através dos seus telemóveis, para agendar atendimentos, marcar audiências e consultar pedidos”.

Centro Coordenador de Tranportes

Por sua vez, o Centro Coordenador de Transportes pretende dar nova vida à antiga Central de Camionagem. O renovado espaço dedicado à mobilidade de pessoas e respetivos meios de transporte público disporá de um terminal de autocarros que vai ganhar ainda mais relevância após a conclusão do processo de reforço da oferta de transportes públicos promovido pela Área Metropolitana do Porto. Mas o local pretende também ser um espaço mobilizador de ideias – na medida em que ali se passa a situar o Centro Póvoa Empresas.

O investimento ora efetuado “vem complementar um conjunto de investimentos da autarquia, que ascendem já ao valor de 10 milhões de euros”. Aires Pereira classifica zona onde se situa o CCT como o ‘triângulo dourado da Póvoa de Varzim’, uma vez que se trata de “uma zona escolar de excelência em franca evolução com a reabilitação da Escola Flávio Gonçalves, a construção do Pavilhão Desportivo da Eça de Queirós, a ampliação do Mapadi e, agora, com o CCT”, correpondendo àquilo que a uatraqui deseja para a cidade: “muita gente e movimentação”.

Centro Póvoa Empresas

Por último, o Centro Póvoa Empresas, a agência de desenvolvimento dedicada ao empreendedorismo no concelho, é um espaço composto por diversas salas de reuniões, gabinetes e até uma zona co-working pronta a ser utilizada pelos empresários poveiros, situa-se no mesmo edifício.  simultaneamente,

Na parte do edifício que lhe é dedicada, vai instalar-se nos próximos 5 anos um think-tank constituído por jovens profissionais e alumni da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, com o qual a autarquia vai desenvolver projetos conjuntos, designadamente de renovação da identidade gráfica e visual da Póvoa de Varzim enquanto destino turístico. O MAD-LAB vai funcionar como uma equipa aceleradora de empresas, start-ups e projetos de recém-diplomados, “que vai trazer mais jovens de outros concelhos até à Póvoa de Varzim, acabando por dinamizar a nossa economia e impulsionar muito esta zona da cidade”, referiu Aires Pereira logo após a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal e a ESMAD.

Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira

No Centro Póvoa Empresas vai também localizar-se o Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira, necessário em virtude de uma parceria estabelecida entre o Município da Póvoa de Varzim e o Instituto de Emprego e Formação Profissional. O objetivo deste espaço é promover o saber-fazer desta peça de artesanato local, com o apoio do Grupo de Amigos do Museu e da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, e apostar na certificação e reforço da capacidade de resposta ao aumento da procura da nossa Camisola Poveira. Das várias iniciativas que vão ser lançadas a este respeito, o arranque das formações profissionais de artesãos está já marcado para o próximo dia 19 de abril, pelo que se incentivam as inscrições de todos os interessados em aprender a produzir e vender a Camisola Poveira no Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: M PVZ

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.