Pena de morte para a pena de morte

Pena de morte para a pena de morte

Pub

 

 

Quando algum crime hediondo acontece, e nos últimos dias o país foi novamente sacudido com um desses em Peniche, cometido sobre uma indefesa criança de 9 anos, logo regressam aqueles que defendem a pena de morte como a solução para todos os males que assolam a sociedade.

Defender o horror nas redes sociais e na comunidade

Há os que defendem o enforcamento, a cadeira eléctrica, o espancamento até à morte, o apedrejamento. Outros vão ainda mais longe, vociferando que antes de morrer o criminoso deve sofrer horrores, para assim pagar devidamente pelos seus erros.

As redes sociais são inundadas com sugestões de um medievalismo que não lembra ao mais atroz torturador.

A morte não faz justiça a ninguém

Bem sei que, perante o choque e a comoção, muitas asneiras são ditas da boca para fora, como que a libertar a raiva que se sente, mas entre esses que as dizem estão também muitos que acreditam piamente que a morte faz justiça.

A morte não faz justiça a ninguém, muito menos nos pode deixar tranquilos ou dormir sossegados. A abolição desta pena, que apesar de tudo ainda vigora nos sistemas legais de muitos países do mundo, dos ditatoriais aos ditos democráticos, representa um retrocesso civilizacional.

Por outro lado, a sua erradicação impõe à sociedade um compromisso que vai para além do humanismo que a informa. Torna necessário que esta funcione devidamente nos seus mecanismos educacionais, de apoio social e económico. E quantas vezes não falha o sistema?

No caso da violência sobre as crianças, os especialistas apontam a família como a principal responsável e, isso sim, deve preocupar-nos a todos e constituir uma reflexão profunda da culpa que queremos expiar matando.

A pedofilia e os crimes a ela associados estão também muitas vezes na própria família ou em pessoas da confiança desta. Estão na igreja, no estado, ou seja, nas organizações e instituições que deveriam constituir garantes de protecção e segurança.

É, por isso, a sociedade que, doente em muitos casos, deve ser tratada. Usar a pena de morte como vacina é tornarmo-nos carrascos pela incapacidade em fazê-lo ou querer fazê-lo.

A violência doméstica sobre as mulheres é outro dos casos que nos deve envergonhar como povo, com as vítimas a não serem muitas vezes ouvidas nos seus gritos de desespero, ou mesmo desconsideradas, porque o machismo está por todo o lado como um cancro, até nos tribunais.

– Teve o que mereceu… era uma oferecida… andava sempre com saias curtas e as mamas à mostra… não é?

Não à pena de morte!

Há tanto para mudar, tanto para crescer em educação e respeito pelo semelhante. A história está cheia de crimes de conivência, de violência extrema, de extermínio. Está cheia do sangue dos inocentes, daqueles cujo único crime foi desejar a liberdade, a mudança.

Uma sociedade livre e justa não mata para punir, educa e reabilita.

O fim da pena de morte de morte é uma exigência dos que defendem os Direitos Humanos

Sei que muitos, ao lerem esta crónica, e neste exacto momento, estão a dizer para os seus botões: – Mais um lírico, um crente.

Dou-vos de mão beijada essa crítica. São livres de pensarem o que quiserem, já que o direito ao pensamento e à expressão são garantes da democracia. Mas antes de me chamarem um nome feio, pensem se são assim tão impolutos e capazes de “atirar a primeira pedra”.

É velha a expressão. Continuam velhos os tempos.


Imagem: Kamalthebest / Wikipedia


cobertura excelente - mediação de seguros - barcelos - finaças pessoais -  particulares - empresas - seguros - vida - autom´+ovel - acidentes de trabalho - danos patrimoniais

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vilanova - diário digital - online - internet - notícias - opinião - quadrilátero - braga - barcelos - famalicão - guimarães - minho - política - cultura - economia - comportamento - desporto

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Pub

Acerca do Autor

José Ilídio Torres

José Ilídio Torres nasceu em Barcelinhos em 1967. Estudou Direito e Arqueologia, mas acabou licenciado em ensino, variante de educação física, leccionando ao 1º e 2º ciclo do ensino básico. É formador em futebol há cerca de 20 anos. Trabalhou como jornalista na imprensa regional, em jornais como o Notícias de Barcelos e Primeiro de Janeiro, bem como na Rádio Cávado. É autor de 11 livros, em romance, conto, infanto-juvenil e poesia. Foi deputado municipal em Barcelos e candidato à Câmara Municipal pelo Bloco de Esquerda, tendo-se afastado recentemente da vida política activa.

Comente este artigo

Only registered users can comment.