Município prepara adaptação de sites à utilização por pessoas com deficiência e abertura de balcão destinado a pessoas com deficiência

Esposende mais acessível a todos

Esposende mais acessível a todos

Pub

 

 

Esposende implementou a adoção das diretrizes de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), que privilegia a criação de sites internet de forma inclusiva, para que possam ser usados de igual maneira por pessoas com e sem deficiência. Além disso, o Município irá lançar um Balcão da Inclusão. As medidas foram apresentadas a 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A autarquia esposendense divulgou que se encontra a realizar uma candidatura ao programa de selos de acessibilidade e usabilidade da Agência para Modernização Administrativa, em colaboração com o Instituto Nacional de Reabilitação. Este programa de selos identifica e distingue os sítios Web com boas práticas de usabilidade e acessibilidade, promovendo sempre a sua melhoria. Estas regras serão implementadas no portal Visite Esposende e no sítio de internet da Câmara Municipal de Esposende.

Simplificar a vida de quem tem mais dificuldades

O objetivo desta medida pretende contrariar uma tendência radicada no conjunto da sociedade, tornando os sites municipais mais acessíveis, mas também informar os utilizadores dessa acessibilidade para que, no futuro, o portal possa ser acedido através de todo o tipo de equipamentos e por todas as pessoas.

As regras 3WC são compostas por orientações padronizadas para a criação e interpretação de conteúdos para a internet, cujo objetivo é tornar o acesso universal.

Balcão de Inclusão

A melhoria das condições de vida das pessoas com incapacidade e das suas famílias através da promoção da igualdade de oportunidades e da plena participação social e económica constitui, claramente, uma prioridade assumida pelo Estado Português e, por sua vez, por este município de Esposende no âmbito das suas políticas sociais.

Assim, ainda no âmbito do apoio às pessoas portadoras de deficiência, a Câmara Municipal de Esposende, através do estabelecimento de um protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação, tem em preparação a instalação de um Balcão de Inclusão. Este espaço terá como objetivo, o atendimento especializado na temática da incapacidade às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações.

Aqui será disponibilizada informação global e integrada sobre os direitos e benefícios, recursos existentes, designadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando as pessoas com deficiência na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizando para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagens: (0) W3C, (1) M EPS

Igualdade na diferença

Pelo Gesto e pelo Som: comunicar entre surdos e ouvintes

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Donativos

Lucky Star | Couraçado Potemkine de Sergei Eisentein (1925)

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.