Obras Municipais | Escola de Fafião (Guimarães) inicia requalificação e ampliação
Pub
As obras de requalificação e ampliação da Escola de Fafião, na União de Freguesias de Briteiros Santo Estevão e Donim, em Guimarães, têm início esta segunda-feira, 15 de julho, e deverão estar concluídas dentro de dez meses.
O renovado edifício da EB1/JI de Fafião ficará dotado de condições de habitabilidade e sustentabilidade energética e, para além da requalificação, o projeto visa a ampliação da escola com um novo corpo a poente, que se desenvolve num só piso, destinado a albergar uma biblioteca, uma sala para ATL, um gabinete administrativo e ainda uma instalação sanitária de apoio ao jardim de infância.
Junto à entrada principal da escola será criado um novo átrio, cuja cobertura se prolonga até à entrada exterior da mesma, assim como novas instalações sanitárias para adultos e pessoas com mobilidade condicionada. A norte serão criados novos balneários e instalações sanitárias, destinadas ao pessoal não docente. O antigo gabinete administrativo passará a funcionar como sala de apoio aos mesmos.
Em termos de eficiência energética, todo o edifício será revestido com isolamento térmico pelo seu exterior, a atual cobertura será substituída, e todas as caixilharias exteriores darão lugar a novas com corte térmico e vidro duplo de alta eficiência. Pretende-se com esta intervenção dotar o edifício de equipamentos que garantam o consumo eficiente de energia, destacando-se neste tipo de utilização o recurso a iluminação de alta eficiência do tipo LED, e assegurar o recurso a fontes renováveis de energia através da instalação de painéis fotovoltaicos.
Em relação aos espaços exteriores, o campo de jogos será requalificado através da aplicação de um piso sintético para um maior conforto dos utentes. A escola será também dotada de um espaço para parque infantil, onde será aplicado um novo piso específico para o efeito. Os muros que se encontram no perímetro exterior da escola serão revestidos e a atual vedação substituída por uma nova em varões de aço.
O valor de adjudicação da obra é ligeiramente superior a 600.000,00 euros + IVA.
Imagens: Município de Guimarães
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.