Votação aumentou 68% relativamente ao ano anterior

Cidadania | Street Workout e Espaço Desportivo vencem OPJ 2019 de Santo Tirso

Cidadania | Street Workout e Espaço Desportivo vencem OPJ 2019 de Santo Tirso

Pub

 

 

Foram conhecidos, na passada sexta-feira, 21 de fevereiro, os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2019 de Santo Tirso. Espaço de Street Workout em Vila das Aves, de Pedro Paraty e Rui Carvalho, e Espaço Desportivo em Monte Córdova, de Luís Torres e Rafael Leal, foram as duas propostas mais votadas.

Na presente edição deste evento cidadão, a sexta a ser realizada em santo Tirso, o OPJ 2019, contou com um aumento de 68 por cento no número de votantes, em relação ao ano anterior. No total, houve 848 jovens a escolherem os vencedores, entre as 19 propostas finalistas.

A proposta mais votada, o Espaço de Street Workout em Vila das Aves, prevê a criação de um espaço ao ar livre para a prática de exercício físico e tem um orçamento de 12 mil euros. Imediatamente a seguir, ficou o projeto Espaço Desportivo. Luís Torres e Rafael Leal levaram a votação a construção de um polidesportivo na freguesia de Monte Córdova, com um orçamento de 100 mil euros.

A colocação de um relvado sintético, a recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de deporto adaptado e a construção da Horta Urbana, foram, retrospetivamente, os projetos vencedores desde que o OPJ foi implementado pela Câmara de Santo Tirso, em 2014.

“Para além de querer felicitar os vencedores, quero destacar o aumento da participação e saudar todos os que, direta ou indiretamente, se associaram a este Orçamento Participativo Jovem. Ganham duas freguesias, ganha o concelho e, acima de tudo, ganha a democracia”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, na noite em que foram conhecidos os vencedores.

Alberto Costa fez ainda questão de motivar todos os que não ganharam a seguirem o exemplo dos vencedores Pedro Paraty e Rui Carvalho “ que voltaram a submeter a proposta que tinham a apresentado no OPJ 2018, demonstrando o quão importante é a perseverança ”.

O Orçamento Participativo Jovem é um instrumento que tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas, tendo um orçamento disponível de 120 mil euros. Desde 2018, os vencedores são escolhidos, exclusivamente, por jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes ou estudantes no concelho, através da plataforma www.opjst.cm-stirso.pt

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.