26-27/9 Porto
Inovação | CeNTI apresentará na Modtíssimo alguns dos seus mais inovadores produtos na área têxtil

Pub
Nos próximos dias 26 e 27 de setembro, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes estará presente na Modtissimo Porto, para mostrar o que de melhor existe de nanotecnologia para o setor têxtil.
Tecidos que repelem líquidos ou se limpam através da exposição à luz solar, bem como vestuário que interage com o corpo a estímulos dos utilizadores são alguns dos exemplos de como a nanotecnologia já está presente em situações do dia a dia e que o CeNTI irá provavelmente mostrar a todos os que irão passar pelo Modtíssimo Porto, amanhã e no dia seguinte, na Alfândega.
Esta iniciativa, destinada a mostrar as últimas tendências no mundo da moda, permitirá a este instituto dar a conhecer a possibilidade de aplicação da nanotecnologia assimilada em diversos objetos do dia-a-dia, em particular aqueles referentes à aplicação no mundo da Indústria do Têxtil e do Vestuário. Outra das preocupações do CeNTI tem sido também a de reduzir a pegada ecológica dos produtos desta indústria, que é uma das mais poluidoras do planeta, através da economia circular e da sustentabilidade da produção, quer produzindo matérias-primas biológicas quer limitando o uso de materiais nocivos, num movimento que acaba por corresponder às exigências dos mercados atuais. Porque assim é, em espaço próprio, a grande novidade no salão de divulgação da indústria têxtil e vestuário, o Modtíssimo, que já vai na 52.ª edição, os têxteis técnicos e funcionais marcam especial presença no espaço iTechStyle, da responsabilidade do Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário (CITEVE).
Esta apresentação no Modtíssimo Porto permitirá também também mostrar como a região Norte do País e o seu tecido empresarial se encontram já na liderança na utilização da nanotecnologia na criação de novos produtos e soluções com elevado potencial tecnológico e de inovação.
O CeNTI tem como principais objetivos a afirmação da região Norte de Portugal como polo fulcral na inovação e utilização prática da Nanotecnologia e sensibilizar e apoiar as empresas a investir em produtos inovadores, antecipando o futuro e dando resposta aos novos desafios dos consumidores dentro do panorama do mercado global.
O CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes Intimamente ligado ao tecido empresarial e à indústria, o CeNTI foi fundado em 2006, contando atualmente 70 colaboradores e está vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e soluções, tendo por base a nanotecnologia, além de materiais funcionais e inteligentes. Resulta de uma parceira entre três universidades – Aveiro, Minho e Porto – e três entidades tecnológicas, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.
Fontes: CeNTi, Famalicão MadeIn e Modtíssimo Portugal
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Ações vão desenrolar-se em Gondizalves, Palmeira e Tebosa com o intuito de apoiar produtores de castanha
Silvicultura | Braga combate praga da‘Vespa das galhas do castanheiro’

‘Evitar a morte dos mais frágeis seria actuar ao nível dos determinantes sociais da saúde’
A selecção social e a selecção natural

Comes e bebes, música, teatro e recriação histórica
Animação | Festas da Vila em S. Pedro de Rates proporcionam momentos felizes à comunidade

Associação aprova Plano de Atividades e Orçamento para o próximo ano
Viver | Em 2020, Engenho continuará a servir a comunidade e o seu território contribuindo para reforçar a sua coesão

Produção de empresa famalicense garante necessidades de Portugal durante pandemia de Covid-19
Coronavírus | Hidrofer contratualiza abastecimento de zaragatoas ao SNS

17/6 | Barcelos
Solidariedade | Amigos da Montanha organizam Red Alert McDonald’s Barcelos a favor dos Bombeiros de Barcelinhos
Comente este artigo
Only registered users can comment.