Santo Tirso

Sustentabilidade | Santo Tirso é um dos primeiros municípios a ter iluminação amiga do ambiente

Sustentabilidade | Santo Tirso é um dos primeiros municípios a ter iluminação amiga do ambiente

 

 

 

O Município de Santo Tirso é um dos primeiros do país com iluminação pública 100 por cento LED, fruto da substituição de cerca de 20 mil luminárias. Um processo “sem custos para o erário público” e com “uma diminuição na fatura energética de mais de meio milhão de euros anuais”, como revelou o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

 

 

No Parque de Lazer da Nossa da Torre, em Areias, fizeram-se, esta terça-feira, 2 de abril, a substituição das antigas luminárias ali instaladas, por tecnologia LED. Um momento assinalado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, que revelou que, dentro de um mês, “fica concluído o processo de substituição de 12 300 luminárias iniciado no ano passado”.

O investimento de cerca de 3,3 milhões de euros ficou a cargo da empresa que ganhou o concurso público internacional, não acarretando custos para o erário público. “A poupança energética resultante deste processo vai permitir o financiamento da substituição das luminárias e, ainda, uma poupança anual para a Câmara Municipal de 230 mil euros”, explicou o autarca.

Política ambiental de desenvolvimento sustentável

A medida surge em linha com as políticas ambientais promovidas pela autarquia de Santo Tirso e em sintonia com a Agenda 2030, nomeadamente na área do desenvolvimento sustentável. “Estamos a falar de uma tecnologia que reduz as emissões de CO2, aumenta os níveis de eficiência energética e, por isso, mais amiga do ambiente”, apontou Joaquim Couto.

Além disso, “melhora a segurança de pessoas e bens, uma vez que o LED garante melhor aproveitamento da luz”, acrescentou em declarações aos jornalistas, considerando, por isso, simbólica a presença no parque em Areias, local muito utilizado pela população para momentos de lazer.

Cobertura LED em todo o concelho tirsense

Tendo em conta as luminárias substituídas no mandato anterior, o Município de Santo Tirso fica com 16 500 luminárias da rede pública com tecnologia LED. Segundo Joaquim Couto, “ficam apenas a faltar 3500”, sob alçada das Cooperativas Elétricas de Vilarinho e Roriz, que “serão substituídas até ao final do ano”.

Santo Tirso “é, senão o primeiro, um dos primeiros Municípios do país a ter o concelho coberto com iluminação pública 100 por cento LED”, enfatizou.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Política, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.