Férias | Sol e Mar. Programa de férias destinado a crianças apoiadas pela CPCJ inicia segunda-feira

Férias | Sol e Mar. Programa de férias destinado a crianças apoiadas pela CPCJ inicia segunda-feira

Pub

 

 

 

Na próxima segunda-feira, 13 de agosto, 20 crianças e jovens bracarenses irão embarcar numa nova aventura com o programa de férias ‘Sol e Mar’. Acompanhados por cinco monitores, muitos dos participantes irão viajar pela primeira vez de comboio, visitar Lisboa e o Jardim Zoológico, visitar Oeiras, o Estádio do Jamor e o seu complexo de canoagem, e usufruir de praia e piscina oceânica.

 

 

O campo de férias terá a duração de sete dias, terminando no dia 19. Será muito provavelmente uma experiência recheada de histórias, sorrisos, mimos, conselhos e abraços que só em contexto residencial é possível vivenciar e que ficará para a vida.

A iniciativa, promovida pelo Pelouro da Ação Social do Município de Braga em colaboração com o Banco Local de Voluntariado (BLV) é organizada em parceria com o Município de Oeiras. O programa de férias ‘Sol e Mar’ visa proporcionar atividades de carácter educativo, cultural, desportivo e recreativo a crianças e jovens acompanhados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e instituições de acolhimento residencial do Concelho de Braga. Em 2018, o programa abrange as seguintes instituições: Colégio de S. Caetano, Oficinas de S. José e Lar D. Pedro V.

Este campo de férias engloba um vasto trabalho elaborado pelo Gabinete de Ação Social do Município de Braga e espelha o trabalho realizado também no campo de férias internacional que decorreu de 22 de Julho a 3 de Agosto. Esta foi uma iniciativa que contou com a participação de 20 jovens de Clermont-Ferrand que integraram e se envolveram em dinâmica com grupos de jovens bracarenses, tendo sido realizado na Colónia Balnear da Freguesia de S. Victor na Apúlia na primeira semana e, na segunda semana, nas Oficinas de S. José, em Braga. Foi uma experiência única que enriqueceu a relação dos habitantes de Braga e Clermont-Ferrand – recorde-se que estas são cidades geminadas. Este campo de férias contou ainda com a participação especial de duas monitoras de duas instituições parceiras, A Bogalha e o Centro Cultural e Social de Santo Adrião.

Paralelamente continua o decorrer em simultâneo o campo de férias não residencial ‘Férias Fantásticas’ com a participação de cerca de 200 crianças e jovens e 30 monitores, que terminará a dia 31 de Agosto.

O Município de Braga cumpre, assim, com os seus ideais programáticos na área das políticas sociais, infância e juventude, proporcionando momentos diferenciadores das rotinas de muitas famílias, durante os meses de Verão.

 

 

Artigos relacionados:

Crianças e Jovens | Firmino Marques: As Férias Fantásticas são um período de excelência

 

 

Fonte: Município de Braga

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.