Coronavírus | Barcelos encerra serviços e equipamentos

Coronavírus | Barcelos encerra serviços e equipamentos

Pub

 

 

A Câmara Municipal de Barcelos decidiu encerrar ao público, a partir do dia 12 de março e por tempo indeterminado, um conjunto de equipamentos e serviços como forma de prevenção do Covid-19, de acordo com as orientações das autoridades nacionais de saúde.

As decisões foram tomadas na reunião extraordinária do executivo municipal, realizada no dia 11 de março, que contou com a presença da Delegada de Saúde de Barcelos, Maria da Paz Luís, para esclarecer o executivo sobre a epidemia e as medidas apresentadas pela Direção Geral da Saúde quanto à prevenção e contenção do Covid-19.

O executivo municipal aprovou por unanimidade o seguinte:

– Encerramento do Complexo das Piscinas Municipais e dos Pavilhões Municipais de Barcelos (com exceção do acesso ao equipamento por atletas de competição para efeitos de cumprimentos de plano de treino);

-Encerramento dos museus e equipamentos culturais da responsabilidade municipal;

-Suspensão dos programas educativos municipais desenvolvidos nas escolas do concelho;

– Suspensão dos programas desportivos e culturais municipais;

– Suspensão de visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município (incluiu-se visitas de estudo que recorram aos serviço de transportes da autarquia);

– Cancelamento de atividades promovidas por terceiros em espaços públicos municipais;

– Encerramento de todos os equipamentos de turismo (Posto de Turismo e Torre Medieval);

– Encerramento da Biblioteca Municipal;

– Encerramento do Arquivo Municipal;

– Encerramento da Casa da Juventude;

– Cancelamento da Agenda do Theatro Gil Vicente;

– Encerramento do Albergue Municipal da Casa da Recoleta;

– Encerramento de todos os balcões de atendimento municipais, com exceção do Balcão Único;

– O acesso ao interior dos edifícios municipais está restrito aos trabalhadores da autarquia, de forma a reduzir o contacto entre cidadãos.

Para além das medidas agora tomadas, o Município tem ativado um Plano de Contingência nos serviços municipais que promove uma série de procedimentos para a operacionalização e implementação de medidas de prevenção tendo em vista o Coronavírus – COVID-19, seguindo as recomendações emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e de acordo com o Despacho n.º2836-A/2020, de 2 de março.

A Feira Semanal e o Mercado Municipal manter-se-ão abertos.

Estas medidas estão sujeitas a uma avaliação permanente, em consonância com o desenrolar da situação e mediante as orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo de Portugal.

No dia 28 de fevereiro, a Câmara Municipal e em articulação com as escolas secundárias do concelho e a agência nacional do programa Erasmus, promoveram o regresso dos alunos e profissionais barcelenses que se encontravam no sul de Itália no âmbito daquele programa.

Também na passada semana, a Câmara Municipal suspendeu os programas de intercâmbio Erasmus + e Europa para os Cidadãos, uma vez que grande parte dos participantes nestes programas reside em países com áreas de risco de contaminação do novo Coronavírus.

A Barcelos Sénior também encerrou as suas atividades.

Os serviços municipais mantêm-se em funcionamento, pelo que qualquer contacto deverá ser feito através do telefone (253 809 600) ou email ([email protected]).

Como medidas de prevenção e contenção a Câmara Municipal recomenda que sejam seguidas as indicações da Direção Geral da Saúde, que podem ser consultadas no site e nas redes sociais do Município.

 

Fonte e Imagem: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.