Braga

Crianças e Jovens | Firmino Marques: As Férias Fantásticas são um período de excelência

Crianças e Jovens | Firmino Marques: As Férias Fantásticas são um período de excelência

Pub

 

 

Decorre até final de agosto a edição 2018 das ‘Férias Fantásticas‘, programa do Município de Braga destinado à ocupação de tempos livres em férias de crianças e jovens, atividade que envolve mais de 200 crianças e jovens.

 

 

Estas “férias inclusivas”, que contemplam uma multiplicidade de atividades para todos os gostos, tem como base a Escola Básica de Maximinos, e o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade a  esta iniciativa. As ‘Férias Fantásticas’ contam igualmente com a colaboração de muitas Instituições Bracarenses, que desta forma ajudam a colorir de alegria o mês de Julho e Agosto para estas largas dezenas de jovens e famílias Bracarenses.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, as responsáveis da Colónia e dezenas de Monitores do Banco Local de Voluntariado do Município de Braga estiveram presentes na abertura formal do ‘Campo de Férias’, cujo início ocorreu no passado dia 16 do presente mês de julho.

Entretanto Firmino Marques referir-nos-ia que “as “Férias Fantásticas” representam o culminar de um ano letivo. É sabido que, no seu final, aumentam as dificuldades de resposta para as férias das nossas crianças, mais ainda quando têm origem em famílias com dificuldades financeiras.”

Como forma de obviar a esta situação, Firmino Marques sublinha que, desta forma, “o Município de Braga propicia a estas crianças, a título gratuito, umas “Férias verdadeiramente Fantásticas” (programa anexo), pela sua qualidade, diversidade e quantidade de eventos que decorrem desde 16 de Julho até 31 de Agosto de 2018. Assim, este é vivenciado pelas crianças participantes e considerado pelas suas famílias como um período de excelência, este em que a maioria das Pessoas estão de férias e

O vice-presidente do Município bracarense acrescenta ainda que “esta atividade só é possível e está operacional porque podemos contar com uma Direcção de Colónia experiente e o apoio do Banco Local de Voluntariado e de dezenas de Voluntários,  assim tornando cada dia mais apetecível do que o que findou. As ‘Férias fantásticas’ são uma Colónia aberta que envolve mais de 200 Crianças e Jovens.”

No âmbito dos programas de férias para crianças e jovens, o Município de Braga realiza ainda duas outras Colónias fechadas. “Na primeira dentre elas, destinada a 20 crianças com origem em Instituições de Acolhimento de Jovens e da CPCJ, são proporcionadas em Oeiras, depois de uma estreia no InterCidades, umas férias designadas como “Sol e Mar” verdadeiramente memoráveis. Para além das idas à praia, são organizadas visitas a Cascais e Oeiras, assim como ao Jardim Zoológico e Oceanário de Lisboa”,  assinalou Firmino Marques. Além destas, o Município bracarense, “com chave de ouro, organiza, em retribuição à visita efetuada por jovens bracarenses no ano transacto, umas férias internacionais. Neste caso, o Município recebe vinte jovens e respetivos monitores provenientes de bairros sociais da cidade francesa Clermont-Ferrand, cidade francesa onde vivem milhares de minhotos e bracarenses e que tem geminação com a Brácara Augusta.” Segundo Firmino Marques, estes jovens ficarão a conhecer a Colónia balnear da Segurança Social sita na Apúlia, estabelecimento que acolhe centenas de crianças no período do Verão e gerido pelo CCD da Segurança Social e Saúde do Distrito de Braga, onde se juntam a crianças da Freguesia de S. Victor, assim como nas Oficinas de São José, em Braga, para terem a oportunidade de conhecer Braga nos seus mais pequenos pormenores.”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, aproveitaria ainda a ocasião para relevar “a colaboração inexcedível das dezenas de Instituições e Empresas que, no âmbito da sua Responsabilidade Social, ajudam a tornar reais alguns sonhos.”

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comentários

Apenas utilizadores registados podem comentar.