Eixo Atlântico abre ‘Desporto sem Fronteiras’ em Braga

Eixo Atlântico abre ‘Desporto sem Fronteiras’ em Braga

Pub

 

 

Desporto sem Fronteiras‘ é o lema da XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico que, pela primeira vez, se realizam na cidade de Braga, a viu acontecer a cerimónia de abertura esta segunda-feira, 8 de julho. Mais de 1.800 jovens de 14 concelhos do Norte de Portugal e 12 da região da Galiza participam neste evento que se prolonga até à próxima sexta-feira, 12 de julho.

Após o desfile que percorreu as principais artérias da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, deu as boas-vindas a todos os participantes e sublinhou a importância do evento no estreitar de laços entre as comunidades que compõem o Eixo Atlântico.

Braga com capacidade para grandes competições

“Esta iniciativa, pela mobilização e capacidade de pôr em contacto milhares de jovens da euro-região, permite a criação de raízes que serão úteis para o futuro do território”, disse Ricardo Rio na cerimónia que contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, Alfredo García Rodríguez, presidente do Eixo Atlântico, e de Xoán Mao, secretário-geral.

Para Ricardo Rio, a realização dos jogos em Braga é, uma vez mais, a “demonstração de que a Cidade está preparada para organizar grandes competições”.

Jogos de amizade entre duas regiões irmãs: Norte de Portugal e Galiza

Também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, elogiou a cidade de Braga por mais uma grande organização. “Braga é um município amigo do desporto. No ano passado, Braga foi Cidade Europeia do Desporto, um título que foi motivo de grande orgulho para o País”, referiu o governante. Apelando ao fair-play, o Secretário de Estado lembrou que estes “são os jogos da amizade entre duas regiões e a evidência de que o Desporto pode e deve ser esse instrumento de aproximação dos povos e das culturas”.

A cerimónia de abertura ficou ainda marcada por diversas homenagens: a Serafin Carballo, antigo atleta que integrou o Grupo Temático do Desporto e o Secretariado Executivo do Eixo Atlântico; e ao atleta Mário Silva. Foi ainda entregue ao Município de Monforte de Lemos o Troféu Jogo Limpo.

desporto sem fronteiras - eixo atlântico - braga - jogos desportivos - juventude - jovens

Diversas modalidades também no desporto adaptado

Nesta edição dos Jogos do Eixo Atlântico, as equipas vão competir nas seguintes modalidades: Andebol, Basquetebol, Futebol 7, Voleibol, Atletismo, Atletismo Adaptado. Natação, Natação Adaptada e Ténis. A idade máxima dos atletas participantes é de 16 anos.

Como é habitual nos Jogos do Eixo Atlântico, esta edição também integra várias modalidades de desporto adaptado, com a participação de mais de 130 atletas, em consonância com a filosofia do Eixo Atlântico de eliminar barreiras e fomentar a participação de todos os jovens.

Competições em diversos locais da cidade

As competições terão lugar nos seguintes locais: futebol no Parque Desportivo da Rodovia e Campo das Camélias; basquetebol masculino no Pavilhão André Soares e no Pavilhão Municipal de Lamaçães; basquetebol feminino no Pavilhão de Ferreiros e Pavilhão Francisco Sanches; Andebol no Pavilhão Flávio Sá Leite; Voleibol no Pavilhão de Maximinos; Natação e Natação Adaptada nas Piscinas da Rodovia; Atletismo e Atletismo Adaptado no Estádio 1º de Maio e Ténis no Clube de Ténis de Braga.

Jogos do Eixo Atlântico: fator de mobilização dos jovens desportistas

Desde 1995 os Jogos do Eixo Atlântico visam a promoção do desporto, a convivência entre os jovens e, também o melhor conhecimento entre os cidadãos das duas regiões. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa.

Desde a sua origem esta competição é uma das principais bandeiras do Eixo Atlântico e um factor de grande mobilização de jovens desportistas.

jovens - jubventude - desporto - jogos desportivos - competição - eixo atlântico - norte de portugal - galiza - espanha - braga

Imagens: MBRG

‘Walking Football’ reúne antigos jogadores do Vitória e utentes do Vida Feliz

Donativos a VILA NOVA Online

ad quadratum reabilita a mais antiga fiação de Portugal para a Hotelar Têxteis

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

A nova era da perfeição (im)perfeita

‘Teia’ ensombra Barcelos, Santo Tirso e Grande Porto

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Desporto, Juventude

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.