Vila Verde quer todos vigilantes na proteção da floresta

Vila Verde quer todos vigilantes na proteção da floresta

Pub

 

 

Vila Verde assinalou hoje o Dia Mundial da Árvore e da Poesia, com a realização de um programa organizado pelo Município dirigido por Júlia Fernandes, com diversas atividades que envolveu as comunidades escolares do concelho e diferentes serviços municipais ligados ao ambiente e proteção civil da região.

No monte de S. Frutuoso, fortemente castigado por incêndios no verão passado, a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou o apelo a uma postura de “alerta e vigilância que deve mobilizar toda a população em defesa das árvores e da floresta, da natureza e do meio ambiente onde vivemos”.

“O objetivo é que o nosso concelho seja o mais verde possível. Para isso, é fundamental estarmos todos mais vigilantes e conscientes da responsabilidade que temos para proteger este espaço e este planeta, porque não temos outro onde viver”, desafiou a autarca.

Programa do Dia Mundial da Árvore e da Poesia com declamação de poemas, plantação de árvores e cinema na EB2,3 de Vila Verde

No monte de S. Frutuoso, nas localidades de Ponte S. Vicente e Sande, alunos da Escola Básica 2,3 de Vila Verde fizeram uma declamação de poesia, a que se seguiu uma plantação de pinheiros, envolvendo também autarcas e serviços municipais. Os alunos deslocaram-se ainda à Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, onde usaram as árvores decorativas para exporem os seus poemas.

A jornada incluiu também a visualização do filme ‘Água nas Guelras’, de Marco Schiavon, que decorreu na Casa do Conhecimento, com alunos do Colégio Dom João de Aboim e da Escola Profissional Terra Verde.

Palestra sobre alterações climáticas na Escola Secundária do concelho

Já na Escola Secundária de Vila Verde, o dia foi assinalado com a realização da palestra “Alterações Climáticas – Novos Desafios de Proteção Civil’, num espaço de reflexão de debate que contou com a dinamização do Serviço Municipal de Proteção Civil.

júlia fernandes - executivo municipal - vila verde - concelho - escolas - ensino - alunos - vigilantes - ambiente - proteção - floresta

Executivo municipal sublinha relevância da preservação e valorização da natureza

Acompanhada pela equipa do executivo camarário – os vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo –, Júlia Fernandes lamentou os efeitos nefastos dos incêndios, contrapondo com a esperança no contributo da nova geração de jovens e alunos do projeto Eco-Escolas.

Os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo sublinharam a importância da iniciativa para a sensibilização das novas gerações, em particular referindo-se aos alunos das escolas do conceçho, e da população em geral, tendo em vista a preservação e valorização da natureza, com impacto cada vez mais decisivo na qualidade de vida das pessoas.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende

Pub



Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.