7 cuidados com a habitação e a família no período de Natal

7 cuidados com a habitação e a família no período de Natal

Pub

 

 

O Natal é um dos períodos do ano mais agradáveis e bonitos de viver. Repleta do mais profundo simbolismo, a festa do solstício de inverno por eleição resistiu à passagem do tempo. Tanto assim é que não existe hoje época como esta para nos reunirmos com a família e com os amigos, decorar a casa como manda a tradição, cozinhar pratos daqueles que preenchem a alma e confortam o coração, encontrar o presente perfeito para os entes mais queridos. Por essa razão, todos os cuidados com a habitação e a família são poucos para a importância que elas têm na vida de qualquer um.

Com toda a azáfama que acompanha a época festiva, em simultâneo é importante lembrar da importância da segurança dos que nos rodeiam, bem como da casa que é abrigo e habitação familiar. Damos-lhe, por isso, a conhecer não 7 Leis Herméticas do Conhecimento, que também lhe podem ser úteis, mas antes 7 recomendações emitidas por uma das seguradoras com maior presença no mercado nacional, nomeadamente através de mediadores profissionais para desfrutar do melhor da quadra natalícia, ao som do seu cântico de Natal favorito.

Prepare um plano para emergências

Mesmo assegurando que segue todas as recomendações e cuidados com a habitação, os incêndios e outros acidentes podem ocorrer. Para essas ocasiões, é fulcral conhecer bem as saídas possíveis, onde se desliga o gás e a eletricidade e garantir que toda a família também o sabe. Tenha ainda os contactos de emergência à mão para qualquer eventualidade.

Tenha atenção à decoração

As decorações de Natal servem para tornar a casa mais bonita e aconchegante durante esta época do ano, mas a colocação da mesma deve ser ponderada, para não provocar acidentes, nomeadamente incêndios. Não coloque a árvore de Natal perto da lareira ou de outras fontes de calor, verifique se existe alguma luz fundida para evitar curtos-circuitos, não sobrecarregue as tomadas elétricas, nem deixe velas acesas sem supervisão.

Redobre cuidados com o risco de incêndio

Com o clima mais frio durante esta época, há uma maior utilização de aquecedores e de lareiras, aumentando os riscos de acidente em casa. Por outro lado, é também uma altura do ano em que a cozinha é ainda mais utilizada, por vezes com inúmeros aparelhos a trabalhar ao mesmo tempo, desde os vários bicos do fogão ao forno, passando por outros eletrodomésticos.

Para ajudar a prevenir incêndios ou intoxicações, evite deixar essas áreas sem supervisão e coloque detetores de fumo no teto e detetores de monóxido de carbono, para assegurar que é sinalizado com o alarme em caso de risco.

Não se esqueça, também, de visitar ou contactar os familiares mais idosos, de modo a garantir que estão protegidos e seguros contra riscos de incêndio ou outros.

Esconda da vista exterior presentes ou outros bens valiosos

É tradição guardar os presentes debaixo da árvore de Natal até ao dia em que os mesmos são oferecidos aos familiares e amigos, mas tente mantê-los longe de portas e janelas, através das quais seja possível observá-los.

Se for de férias, guarde os objetos de maior valor sentimental ou material num lugar seguro, como um cofre, seja em sua casa ou numa dependência bancária.

Evite denunciar a sua ausência

Se se ausentar por vários dias ou se for de férias para celebrar a época festiva, tente fazer parecer que a sua casa está habitada, por exemplo, deixando alguma iluminação. Pode utilizar luzes LED e/ou utilizar um temporizador para uma maior eficiência e menor custo energético.

Tenha ainda atenção ao que publica nas redes sociais, evitando divulgar a localização, para não desvendar que está fora de casa. Este é um esquecimento frequente nos dias de hoje.

Se costuma receber correspondência com regularidade, peça a um dos seus vizinhos de confiança para a guardar, de modo a evitar a acumulação na caixa do correio. Se esta parecer cheia, pode indicar que não há ninguém em casa.

Não deixe doces ao alcance dos animais de estimação

Os doces, no geral, e as passas e o chocolate, em particular, dos quais tanto gostamos e costumamos ter em casa nesta altura do ano, são tóxicos para os animais de estimação, nomeadamente cães e gatos. Assim, não os deixe ao alcance dos mesmos e, em caso de ingestão indevida, contacte imediatamente o seu veterinário.

Verifique o seguro do lar 

Para reforçar a proteção da sua casa e dos bens que tem na mesma, nomeadamente em caso de roubo ou de incêndio, mas também tempestades ou aluimentos de terras, mais propícios a acontecerem durante o inverno, poderá efetuar a subscrição de uma apólice de Seguro Multirriscos Habitação, como 7 Chaves da Liberty Seguros, no sentido de acautelar este tipo de imprevistos que, para além da habitação, protegem também o próprio segurado e o respetivo agregado familiar.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - braga - plogging - reflorestar braga - árvores - arvoredo - arbustos - escolas - alunos - floresta - monte picoto - guimarães - política - partido scocislaista - ps - ricardo costa - saúde - aces alto ave

Imagem: Honey Fangs

Portuguesas privilegiam proteção dos filhos nos seguros de vida

MetLife reforça distribuição de seguros através de parceria com a Mudey

DECO e consumidores pedem fim às restrições nos seguros de saúde

Donativos

Natal chega mais cedo à Póvoa de Varzim

‘O lugar do Natal’ é Famalicão

VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

3 formas de economizar no uso do forno elétrico

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - braga - plogging - reflorestar braga - árvores - arvoredo - arbustos - escolas - alunos - floresta - monte picoto - guimarães - política - partido scocislaista - ps - ricardo costa - saúde - aces alto ave - seguros - segurança - natal - inverno - família - habitação

Crédito malparado: o que é e como o evitar

Crédito urgente: como o crédito rápido o pode ajudar

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.