3 formas de economizar no uso do forno elétrico

3 formas de economizar no uso do forno elétrico

Pub

 

 

Economizar no consumo de eletricidade é uma preocupação de todos, não só por causa da fatura da energia no final do mês, mas também pela preocupação com o ambiente que, quando o não está, deveria estar presente no nosso dia a dia.

Com o uso constante de alguns aparelhos – sobretudo alguns eletrodomésticos, como os aspiradores, fornos, máquinas de lavar louça e roupa, pequenos eletrodomésticos -, e na pressa de executar as tarefas, muitas vezes não prestamos atenção a pequenos detalhes que nos podem ajudar.

Com isso em mente, sugerem-se três maneiras fáceis e práticas para não se esquecer de poupar energia ao usar o seu forno elétrico.

Pré-aquecer o forno

A primeira dica é muito fácil e pode ser aplicada em qualquer situação. Antes de começar a preparar qualquer prato, observe se a receita recomenda o pré-aquecimento do forno. Em caso afirmativo, ligue o aparelho 5 a 10 minutos antes de colocar os alimentos no interior. Desta forma, a cozedura acontece de maneira uniforme e evita que o forno fique ainda mais tempo ligado até que os alimentos comecem a ser cozidos. Da mesma forma, o aparelho pode ser desligado quando o cozinhado estiver a alguns minutos de estar pronto, uma vez que os alimentos acabam de cozer com o calor residual do forno.

Não abrir o forno no meio do processo

Este é um erro muito comum e a que muitas pessoas não resistem: dar uma espreitadela no cozinhado a cada 10 minutos. Cada vez que abre o forno enquanto está ligado, mesmo que o faça rapidamente, o forno perde calor. Além de dificultar a cozedura uniforme, terá também de trabalhar duas vezes mais para recuperar e manter a temperatura tal como estava. Portanto, resista à tentação de espreitar o seu assado e só abra o forno alguns minutos depois de desligado.

Reparar o forno sempre que necessário e possível

Se já não tem este hábito, mas nota que mesmo assim o seu forno não mantém o calor, pode estar na altura de procurar um serviço de reparação de fornos elétricos, como os oferecidos pela Reparação Segura, uma vez que o seu aparelho pode estar com algum problema que necessite de ajuda especializada para o resolver. Para lá disso, cuidar do ambiente implica também, na medida do possível, evitar substituir eletrodomésticos a todo o momento, devendo antes levar a sua vida útil até onde for viável, inclusive no plano financeiro.

Planear as refeições para aproveitar o calor do forno

Habitue-se também a planear refeições. Assim, quando ligar o forno, poderá assar mais do que um alimento em simultâneo. Por exemplo: enquanto assa um pato, aproveite o calor do forno para preparar uma tarte ou, enquanto coze alguns pães, pode também tirar proveito e assar um bolo. Desta forma, evita ligar o aparelho mais de uma vez e aproveita o tempo de cozedura para preparar mais do que um prato ao mesmo tempo.

Esta prática poupa não só energia, mas também tempo, uma vez que não precisa de pré-aquecer o forno e pode tratar de qualquer assunto enquanto outro prato está a assar. Mesmo que o forno seja um aparelho que não usamos todos os dias, o seu consumo energético é bastante elevado.

Economizar, uma preocupação diária

Poupar energia deve ser uma preocupação diária, não só para reduzir a fatura no final do mês, mas também para cuidar do ambiente. Com estas ideias, certamente as poupanças são garantidas.

Joias preciosas da atualidade com ‘look’ glamoroso e elegante

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

5 dicas financeiras para poupar dinheiro em 2022

Poupar nos gastos domésticos em tempos de pandemia

Imagem: Bublikhaus/Freepik

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Porta 65 – J: inscrições abertas para apoio ao arrendamento jovem

1º Direito beneficia Bairros dos Pescadores de Caminha e V. P. de Âncora

Dicas para planear uma casa de verão de pequena dimensão

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Finanças

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.