“E se os persas tivessem saído vitoriosos em Maratona, em 12 de Setembro de 490 a.C.?”, perguntava há tempos o Abel Neves.
Podíamos continuar a indagação e então perguntaríamos o que teria acontecido se os persas tivessem vencido em Salamina e em Plateias.
Nunca saberemos exactamente, mas é provável que Ésquilo tivesse sido perseguido, bem como o jovem Sófocles. Provavelmente Alexandre Magno não teria nascido nem se ouviria a sua prece ou o seu temor perante a casa intacta de Píndaro na Tebas destruída. Certamente não teríamos notícia da biblioteca de Alexandria e de tantos outras coisas que o saber e a imaginação não comportam.
Maratona e a fundação da Europa
Se a grande vitória na batalha da Maratona faz dos heróis gregos fundadores míticos, mas também carne e osso do que viria a ser a Europa no correr dos tempos, não saberemos exactamente. Manda a prudência e o decoro que pensemos assim, mas é bem provável que “se os Persas tivessem saído vitoriosos em Maratona”, haveria outros diferentes de nós a atravessar estes caminhos, que seriam também outros caminhos.
‘Breve História da Europa’ de Raquel Varela com edição de bolso
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Obs: texto previamente publicado na página facebook de José Miguel Braga, tendo sofrido ligeiras adequações na presente edição.
Imagem: BL/Flicker