‘Seria o Ocidente o mesmo mundo se os persas tivessem saído vitoriosos nesta célebre batalha da Antiguidade?’

Maratona

Maratona

Pub

 

 

“E se os persas tivessem saído vitoriosos em Maratona, em 12 de Setembro de 490 a.C.?”, perguntava há tempos o Abel Neves.

Podíamos continuar a indagação e então perguntaríamos o que teria acontecido se os persas tivessem vencido em Salamina e em Plateias.

Nunca saberemos exactamente, mas é provável que Ésquilo tivesse sido perseguido, bem como o jovem Sófocles. Provavelmente Alexandre Magno não teria nascido nem se ouviria a sua prece ou o seu temor perante a casa intacta de Píndaro na Tebas destruída. Certamente não teríamos notícia da biblioteca de Alexandria e de tantos outras coisas que o saber e a imaginação não comportam.

Maratona e a fundação da Europa

Se a grande vitória na batalha da Maratona faz dos heróis gregos fundadores míticos, mas também carne e osso do que viria a ser a Europa no correr dos tempos, não saberemos exactamente. Manda a prudência e o decoro que pensemos assim, mas é bem provável que “se os Persas tivessem saído vitoriosos em Maratona”, haveria outros diferentes de nós a atravessar estes caminhos, que seriam também outros caminhos.

‘O deserto dos Tártaros’: desassossego e encanto

‘Breve História da Europa’ de Raquel Varela com edição de bolso

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - europa - história - cultura - grécia - maratona - guerra - ocidente - mundo islâmico - oriente

Obs: texto previamente publicado na página facebook de José Miguel Braga, tendo sofrido ligeiras adequações na presente edição.

Imagem: BL/Flicker

Será ainda o olhar de criança

O tempo dos figos

‘Carnes e Caldos’ leva sabores de outono a Guimarães

Pub

Categorias: Crónica, História

Acerca do Autor

José Miguel Braga

Professor, encenador, ator.

Comente este artigo

Only registered users can comment.