Centro Nacional de Cultura facilita o aprofundar de conhecimento sobre alguns criadores das artes plásticas e da literatura e suas grandes obras desde finais do Século XIX

‘Artistas Malditos’: loucura e obsessão em curso online

‘Artistas Malditos’: loucura e obsessão em curso online

Pub

 

 

Artistas Malditos é a designação escolhida pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) para um curso multidisciplinar, orientado por Paula Oleiro, que pretende, em apenas 5 sessões, envolver e  relacionar a literatura com a arte e o cinema. O curso decorre à sexta-feira, com início a 6 de maio e términus a 3 de junho.

‘O que seria a arte sem a loucura, a melancolia e a obsessão?’ é a questão a que se procura responder ao longo das 5 semanas em que o curso decorre. Será que, como Rosa Mantero afirma, em Carne, ‘sermos malditos é não coincidirmos com o nosso tempo, com a nossa classe, com o que nos rodeia, com a nossa língua, com a cultura a que se supõe pertencermos’?.

A partir do período do Romantismo, muitos artistas tiraram proveito da sua loucura para criar grandes obras, tanto na literatura como nas artes plásticas. De Vincent Van Gogh a Salvador Dali, de Virginia Woolf a Ernest Hemingway, muitos têm sido os artistas malditos que marcaram a arte contemporânea e a vanguarda.

A arte da palavra e as artes da imagem

Este curso multidisciplinar orientado por Paula Oleiro procura relacionar a escrita enquanto arte da palavra literária com as artes da imagem. Ao longo das sessões, artes plásticas e literatura serão enquadradas, proporcionando a descoberta do mundo interior dos autores de diversas obras, bem assim como a compreensão da sua arte e do seu tempo. Artistas Malditos proporcionará o aprofundamento do conhecimento, através da análise de algumas obras de artistas relevantes na formação da modernidade literária e estética.

Textos de Alberto manguel e Rosa Mantero na base do curso Artistas Malditos

Ler Imagens, de Alberto Manguel, e Carne e A Louca da Casa, de Rosa Montero, serão as leituras que funcionarão como ponto de partida para este curso multidisciplinar que, em 5 sessões, envolverá relacionar a literatura com a arte e o cinema.

1.ª Sessão: Introdução: a denominação “artistas malditos” . Dos escritores românticos aos vanguardistas do século XX

2.ª Sessão: A loucura

3 .ª Sessão: A melancolia

4 .ª Sessão: A obsessão

5.ª Sessão: O suicídio

paula oleiro - curso - literatura - arte - cinema - escrita - imagem - centro nacional de cultura - cnc - inscrição - artistas malditos

Todas as sessões do curso Artistas Malditos serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do Centro nacional de Cultura.

Coordenação: Paula Oleiro

Paula Oleiro, Mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, tem exercido a docência e orientado cursos de formação nas áreas de Literatura e Artes Plásticas a Professores, bem como cursos livres no Centro Nacional de Cultura e na Sociedade Histórica de Portugal. Na qualidade de investigadora, tem proferido conferências e publicado artigos nas revistas Cadernos de Telheiras, Modernista e Nova Águia.

Horário: 6.ªs feiras; das 18h30 às 20h00

Duração: 5 sessões; de 6 de maio a 3 de junho

Preço: 100,00 € (sócio CNC) | 120,00 € (não sócio CNC)

Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Louise Glück e a vida das plantas

Amar uma sombra: com Lourdes Castro

Os enredos da eternidade

Imagens: DR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Um livro fundamental: ‘Se isto é um homem’ de Primo Levi

‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’ retrata uma cidade e um idílico país de dolorosas verdades escondidas

‘Para Sempre’, de Vergílio Ferreira, um livro denso, triste e maravilhoso

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.