mário martins - mário passos - eduardo oliveira - famalicão - eleições autárquicas - educação - ensino - escolas - município - inovação - escolas de famalicão - trabalho - atividade empresarial - negócios - criação - arte - seniores - terceira idade - velhos - velhice - lares - utentes - solidariedade social - saúde - envelhecimento - desenvolvimento - lares de idosos - velhos - terceira idade - acolhimento - segurança social - sofrimento - homens - mulheres - concelho - famalicão - município - envelhecimento ativo - idosos - cuidados - morte - eutanásia - sofrimento

Famalicenses que fazem bem

 

 

O Município de Vila Nova de Famalicão vai-se afirmando, em cada dia que passa, como um município de vanguarda nos mais diversos domínios da atividade humana, desde aqueles que se relacionam com a atividade empresarial e o mundo do trabalho até àqueles que têm muito mais a ver com a arte, a criação, a escrita, a pintura, a música, o desporto e o desenvolvimento integrado do território e das suas populações. Neste território se afirmam, de forma clara, famalicenses que fazem bem.

Somos daqueles municípios que têm sempre um exemplo para seguir e um feito para mostrar e para elogiar. Somos um Município onde as empresas não consideram como acessória a sua responsabilidade social, envolvendo-se em projetos que representam um valor acrescentado para as pessoas e para a comunidade. Permito-me distinguir, neste domínio, a Continental Mabor que está permanentemente atenta às necessidades das instituições, não descurando nunca a sua contribuição decisiva para a resolução dos seus problemas. A sua colaboração estreita com o Hospital de Famalicão, com a doação de equipamentos que contribuem para que todos nós tenhamos uma saúde mais capaz e duradoura, é um exemplo que devia ser seguido por toda a comunidade empresarial.

Somos um território de conquistas no desporto, sobretudo no Atletismo e na Natação, onde jovens atletas dão cartas por este país e por este mundo fora, assumindo-se como porta – estandartes de uma forma de viver que sabe conciliar o sucesso escolar com o sucesso desportivo, essencialmente amador e desprovido dos “tiques” do profissionalismo. Faz-nos falta aqui um campeão ou uma campeã olímpica para fazer juz ao imenso trabalho e à imensa dedicação de treinadores e atletas que roubam ao seu sono, ao seu descanso e a outros prazeres que a vida tem, muitas horas, muitos dias e muitos meses. Isso vai acontecer mais dia menos dia.

As escolas de Vila Nova de Famalicão, nos mais diversos graus de ensino, da Creche e do Pré – Escolar, até ao Ensino Secundário e ao Ensino Superior, são exemplos diários de inconformismo e criação que não se limitam à reprodução monocórdica dos programas escolares, mas que investem na inovação e na investigação que a Europa e o Mundo sabem distinguir e valorizar. Os exemplos também estão aí todos os dias e basta estar atento àquilo que dizem os jornais e muitas vezes as televisões, para percebermos com mais profundidade estas realidades.

São inúmeros os exemplos desta forma de agir famalicense – inconformista e inovadora. Há sempre um novo passo que pode ser dado e uma nova meta que pode ser atingida! Somos muito bons entre os melhores e essa “medalha” não nos pode ser retirada porque é a “medalha” do trabalho, da persistência, da perseverança e da vontade…

Um dos últimos exemplos que tem a ver diretamente com a comunidade famalicense relaciona-se com a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco que, conforme informaram muitos meios de comunicação social, foi galardoada com o “Prémio Nacional de Boas Práticas” a que concorreu com o projeto “ODS: juntos mudamos o mundo.” O prémio é uma homenagem a Maria José Moura, um nome para sempre ligado à Rede Nacional de Leitura, em que a Biblioteca de Vila Nova de Famalicão se integra.

ODS é a abreviatura de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que, na sequência do Concurso de Escrito Criativa “Todos por um Mundo Melhor”, está a originar uma coleção de livros interativos, correspondendo cada um a um de dezassete ODS.. Os primeiros quatro livros já se encontram disponíveis no site da Biblioteca e os restantes irão sendo “publicados” com o ritmo adequado.

A ideia até parece simples e é simples. Mas é preciso trabalhá-la para se obterem os resultados desejados. Todos conseguimos fazer concursos de “escrita criativa”. Só que esses concursos têm que ter um objetivo claro e concreto e transformar-se num “produto” que diga alguma coisa às pessoas. A ideia de transformar dezassete “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” em livros que podem ser lidos na “estante virtual” da Biblioteca Municipal é uma grande ideia e aqui residirão os fundamentos para a atribuição deste prémio justíssimo!

A “Loja do Cidadão”, aberta há apenas seis meses, é ela também um exemplo de sucesso, traduzido na facilitação dos “trâmites” da vida aos Famalicenses que a ela precisam de recorrer, para tratar dos mais diversos assuntos, nas suas relações com o Estado e com a Autarquia.

O número médio diário de atendimentos aos cidadãos ronda os 600, o que não deixa de ser um acontecimento diário notável. De uma forma global, quem precisa de recorrer à “Loja do Cidadão” sai de lá bem impressionado pela rapidez, eficiência e eficácia dos vários serviços ali instalados, reforçados com um atendimento de qualidade.

Haverá uma ou outra componente a melhorar, o que se compreende, dado o pouco de tempo de atividade do equipamento, mas não é nada que possa ensombrar o excelente trabalho que tem sido realizado nestes seis meses de vida. Uma avaliação cuidada e criteriosa dos pontos fracos vai permitir que eles sejam superados e que a “Loja” seja na sua globalidade um espaço também de excelência em Vila Nova de Famalicão.

A juntar a tudo isto, temos ainda que acrescentar o facto do Município de Vila Nova de Famalicão continuar, segundo os números oficiais, no pódio dos concelhos mais exportadores de Portugal: é o terceiro do País e o primeiro da Região Norte.

Este é um feito que se deve à criatividade e à perseverança dos nossos empresários e dos nossos trabalhadores. Eles são os donos destes excelentes resultados que significam mais riqueza, mais prosperidade e mais qualidade de vida para todos, num “choque” que também traz mais prosperidade a todos os Famalicenses.

O caminho é este e não é outro.

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Duas mortes deixaram Famalicão mais pobre

JYSK reabre a sua loja de decoração em Famalicão

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Dias à Mesa levam Cozido à Portuguesa a Vila Nova de Famalicão

21 trilhos permitem ‘Caminhar para conhecer Barcelos’

Agostinho Gonçalves completa 101 anos de vida rodeado de familiares

Deixe um comentário